JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

DW acaba com emissões em português para África

DW angolaA rádio alemã Deutsche Welle vai terminar as emissões em português para África, bem como o site em português, suspendendo um serviço informativo especialmente popular em países como Moçambique e a Guiné-Bissau, mas também ouvido em Angola.

A suspensão anunciada consuma-se a 1 de Janeiro de 2015, anunciou a DW. De acordo com uma nota da rádio alemã, terminam os serviços em português para África e em língua bengali, ao passo que o francês para África também terá as suas emissões reduzidas.

A DW diz que vai concentrar esforços e meios nas emissões em língua inglesa.

Os jornalistas que actualmente produzem as emissões em português da DW deverão ser transferidos para as redacções da rádio para a Europa e o Brasil, ou integrados no serviço inglês.

A DW emite dois programas diários de meia hora que começam às 04h30 e 18h30 de Cabo Verde, 05h30 e 19h30 da Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe, 06h30 e 20h30 de Angola e 07h30 e 21h30 de Moçambique. Estes programas estão disponíves diariamente no site da rádio alemã.

As emissões em português começaram em 1954, apenas um ano após a fundação da DW, e o programa dirigido à África lusófona foi para o ar pela primeira vez em 1984. Mantiveram-se bastante populares ao longo dos anos e a página da DW Português para África no Facebook tem 34.255 fãs.

A DW deixa transmissão em português depois de veicular a noticia segundo a qual a Radio Despertar (pertença da UNITA) passa noticias encomendadas pela direcção daquele partido. De acordo com a DW a referida radio censura noticia de outros partidos políticos e pressiona jornalista a fazer noticias a favor do Galo Negro.

Oiça denúncia:

1 comments on “DW acaba com emissões em português para África

  1. Adolfo Eugenio
    25 de Janeiro de 2014

    uma coisa nao tem nada haver com a outra.isto so devia acontecer para Angola e nao para todos

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 21 de Janeiro de 2014 by in Sociedade and tagged , , , , , , , , .

Navegação