JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Filho de Savimbi afirma que Samakuva nunca foi predilecto do seu pai

gwgRafael Massanga Savimbi filho de Savimbi e actual secretário para a Mobilização Urbana da UNITA, afirmou essa quarta-feira em Luanda que, se os dirigentes da UNITA respeitassem o testamento deixado pelo seu pai hoje e UNITA estaria mais coesa.

Massanga Savimbi que falava no encontro que teve com a Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA) adiantou ainda que, Jonas Savimbi havia escrito o seu primeiro testamento sobre os futuros dirigentes da UNITA em 1989.  O dirigente citou nomes a começar pelos antigos: George Ornelas Sangumba, Tito Chingungi e Jeremias Chitunda.

Antes de citar os novos, disse que Jonas Savimbi tinha como preferência moldar quadros bastantes jovens formatando-os ideológica e militarmente.  Mencionou o General Adolisi Mango Alicerces, Domingos Jardo Muekalia, Kamalata Numa e Abel Chivukuvuku, fundador da Coligação politica Casa-ce como sendo seus predilectos.

Chivukuvuku sempre gozou de preferência, ele entra na historia do Galo negro quando a UNITA perde das suas fileiras, o militante Samuel Chivukuvuku. Jonas Savimbi mandou para o Zaire, um dos seus irmãos mais novo, Abel para responder pelas comunicações da representação do seu partido naquele pais. Denotou eficácia e uma brilhante oratória ao jovem a quem Savimbi projectaria como seu digno sucessor.

Isaías Samakuva até aquele momento nunca foi “tido nem achado” entre os membros elegíveis  da UNITA.

Ernesto Mulato figura a quem Jonas Savimbi confidenciava ultra segredos sobre o que seria a chamada “longa marcha” da UNITA justificou em 2005 numa entrevista ao semanário português “Cruzeiro do Sul” afirmando que “Nós fomos forçados a aceitar  que o companheiro Samakuva avançasse, quando sentimos que o Dembo faleceu.”  Dr. Samakuva sabe aoonde está o dinheiro do partido, acrescentou na altura.  O dinheiro nunca apareceu!

Massanga Savimbi demostrou os seu descontentamento com a direcção da UNITA, acusando de se estar a coibir os jovens de crescer e se firmar internamente. O filho de Savimbi sublidera a ala de Kamalata Numa.

Fonte: Jambakiaxi

Anúncios

8 comments on “Filho de Savimbi afirma que Samakuva nunca foi predilecto do seu pai

  1. jose da costa
    9 de Agosto de 2013

    Pelo que eu saiba a Unita é um partido politico e não uma instituição politica.

  2. Pedro
    10 de Agosto de 2013

    o savimbi nao fundou a UNITA sozinh, pos isso nao eh propriedade privada… passou para … Angola > Samakuva esta bem

  3. sulumbe moises
    11 de Agosto de 2013

    filho do peixe ‘e peixe…!!! tb quer a sua cadeira!!!

  4. Paulotas
    27 de Agosto de 2013

    Esta gente do MPLA mente !As falsas informaçoes já nao nos enganam!Isso é mentira,tanto mais que o ano a que o artigo se refere era tempo em que este jovem tinha ai os seu onze a doze anos.O MPLA está atrapalhado.

  5. Luiz Araújo
    21 de Outubro de 2013

    Para mim o mais importante seria ter uma UNITA activa publicamente, solidária com os movimentos sociais que se têm manifestado com coragem e enfrentado sozinhos a repressão com que a ditadura os abafa.

    A UNITA não está a ter capacidade para se colocar á frente da sociedade angolana e liderar os protestos com que cidadãos têm enfrentado a ditadura de JES-MPLA.

    É essa carência da UNITA que me leva a considerar que está desprovida duma liderança á altura do momento que vivemos e que se vai desenvolver até que a sociedade se levante para por fim á ditadura custe o que custar.

    Falta á liderança actual da UNITA capacidade para se engajar na concepção e implementação duma agenda de unidade angolana, de todas e todos, contra a ditadura de JES-MPLA. É que tanto a UNITA como qualquer dos outros partidos da oposição jamais alcançara a meta de por fim á ditadura sozinha.

    Não pertenço a partido nenhum como a liderança da UNITA e da CASA-CE bem sabem. Apenas tenho insistido na unidade de todos por ser o caminho que nos facilitará a realização da mudança que vai por fim á ditadura.

  6. Luiz Araújo
    21 de Outubro de 2013

    PORQUE É QUE APAGARAM DAQUI OS MEUS COMENTÁRIOS?

    REVELAM-SE BEM, AO SERVIÇO DE QUEM ESTÁ ESTE BLOGUE?

    RESPONDAM EM VEZ DE APAGAR OS MEUS COMENTÁRIOS!

  7. Luiz Araújo
    21 de Outubro de 2013

    os meus cometários voltaram a aparecer, obrigado!

  8. Luiz Araújo
    21 de Outubro de 2013

    os meus comentários voltaram a aparecer, obrigado!

    Mesmo que desinformem devem obrigar-se a permitir o contraditório e a contestação do blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 8 de Agosto de 2013 by in Diversos, Politica and tagged , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: