JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Opositor de JES fez-se passar por “irmão”

raul-diniz-3

Raul Diniz

Em Junho de 2001, a imprensa portuguesa noticiou o caso de um cidadão Raul Santos  Diniz (na foto) que teria enganado a Endiama fazendo-se passar por «Irmão» de Eduardo dos Santos.

Raul Diniz, dizendo ser «irmão» do presidente angolano, conseguiu que o então  presidente da Endiama  Agostinho Gaspar o nomeasse para director-adjunto da filial em Lisboa e transferisse verbas avultadas para a sua conta pessoal. Tudo com um simples telefonema…

Agostinho Gaspar recebeu uma chamada telefónica, alegadamente do secretário pessoal de José Eduardo dos Santos, que lhe ordenou a nomeação do «irmão» do presidente de Angola para o cargo em Lisboa, tal como a transferência de mais de 3,6 milhões de dólares (mais de 842 mil contos), em três etapas.

Este dinheiro serviria para «libertar pessoas da UNITA» e pagar uma casa destinada ao «delegado adjunto Rogério Eduardo dos Santos» em Lisboa, tal como estava explícito em dois falsos faxes da presidência angolana.

falso irmao de jes

Na altura, o  ex-presidente da Endiama justificou  a facilidade com que cumpriu as ordens com o facto de se tratar «de uma questão sigilosa». «E não se telefona assim para casa do presidente Eduardo dos Santos, a confirmar», acrescentou.

Foi uma das transferências, feitas em 1999, que suscitou a desconfiança da Polícia Judiciária em Portugal, que deu o alerta à congénere angolana DNIC.

Raul Diniz foi  então  julgado por dois crimes de burla e um de branqueamento de capitais, este último que partilhou  com uma portuguesa, Maria Açucena Martinho, com quem teve uma relação amorosa.

As empresas lesadas, a angolana Endiama e o Banco espírito santo de Portugal, exigiram uma indemnização de mais de 554 mil contos, no total.

Portugal recusou extraditar Raul Diniz, que também  estava  a ser julgado por uma alegada burla ao Banco Espírito Santo, no valor de cinco mil contos, em 1998.

Em 2001 Diniz andou foragiu das autoridades portuguesas tendo sido apanhado apenas em 2008 pelas autoridades de em Araranguá, no Sul do estado de Santa Catarina, (Brasil) onde desempenhava a actividade de pastor evangélico, tendo sido apanhado ao se dirigir para casa numa viatura de marca Cheroke com a Matricula do Rio de Janeiro.

Raul Diniz, de 60 anos, é hoje um dos ferrenhos opositores do Presidente José Eduardo dos Santos. Se dedica a escrever vários e longos artigos contra JES para o site Club-K.

Confira sites Internacionais sobre o assunto:

TSF, …..  AngoNoticias ……. Club-K

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 21 de Janeiro de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: