JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

O 4 de Fevereiro foi orientado pelo MPLA, Manuel Pedro Pacavira

pacavira

MANUEL PEDRO PACAVIRA
Nacionalista Angolano

A historiadora Maria da Conceição Neto disse, no ano passado, aos microfones da Rádio Nacional de Angola que a questão da UPA/FNLA e o MPLA é problematizada demais. “Muitas vezes, era difícil saber quem era quem, as pessoas envolvidas neste processo não sabiam a que organizações estariam ligadas. Além disso, as pessoas que diziam que eram da “Já alguns camaradas nossos se encontravam presos, como Ilídio Machado, Mendes de Carvalho, Liceu Vieira Dias, com os quais tínhamos contacto e ligações”

UPA não estavam ligadas à direcção de Holden Roberto. Mas era uma organização bem conhecida”.

“O MPLA era um nome recente em 1961. Começou a ser divulgado logo a partir da chegada de Agostinho Neto a Luanda, em finais de 1959, mas as organizações que foram o embrião deste partido já eram conhecidas. A verdade é que no processo político em que prenderam muitos nacionalistas não foi invocada a sigla MPLA, mas a verdade é que muitos nacionalistas reivindicam estes acontecimentos para o partido no poder”.

Já o nacionalista Manuel Pedro Pacavira, em declarações à mesma emissora, discorda da posição da historiadora Conceição Neto, dizendo que o 4 de Fevereiro foi orientado pelo MPLA, defendendo: “Até ao momento dos acontecimentos da data, a nossa direcção não estava consolidada, encontrava-se debilitada por uma série de prisões que foi sendo levada a cabo pela Polícia Internacional de Defesa do Estado/ Direcção Geral de Segurança (PIDE–DGS) nos fins de 1959, e logo em Janeiro começámos a trabalhar porque queríamos saber que tipo de organização tinha”.

“Já alguns camaradas nossos encontravam-se presos, como Ilídio Machado, Mendes de Carvalho, Liceu Vieira Dias, com os quais tínhamos contacto e ligações”, esclareceu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 3 de Fevereiro de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: