JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Putin pode receber o Nobel da Paz

2014-03-04-rtr3g0vcO presidente russo, Vladimir Putin, está entre  os nomeados para o prémio Nobel da Paz deste ano, bem como o antigo agente  dos serviços de segurança dos Estados Unidos Edward Snowden e a estudante  paquistanesa Malala Yousafzai.

O Instituto Nobel indicou hoje que foram recebidas pelo comité 278 candidaturas  ao prémio, mas não revelou a lista de nomeados, que é mantida em segredo  durante pelo menos 50 anos. No entanto, apesar do secretismo do Instituto,  os proponentes podem revelar os candidatos que apresentam.

Vladimir Putin (foto) deve constar da lista, tendo o seu nome sido proposto  por personalidades russas em outubro, tendo em conta o seu papel na crise  síria, noticia hoje a AFP. Acredita-se que o antigo membro do KGB tenha impedido um ataque norte-americano  contra a Síria ao sugerir que o arsenal de armas químicas do regime de Bashar  al-Assad fosse colocado sob controlo internacional.

Ser nomeado para o prémio Nobel da Paz é relativamente simples, uma  vez que há centenas de pessoas que podem sugerir candidatos: deputados e  ministros de vários países, professores universitários e antigos laureados. Além disso, na primeira reunião, que decorreu hoje, o comité de cinco  elementos pode acrescentar mais nomes à lista.

Outro nome que deve constar na lista é o de Edward Snowden, antigo membro  da agência de segurança nacional dos Estados Unidos, que conseguiu asilo  na Rússia e que é acusado no seu país de divulgar uma série de documentos  confidenciais sobre o programa de vigilância global dos Estados Unidos.

Também a estudante paquistanesa Malala Yousafzai, de 16 anos, que ficou  seriamente ferida quando foi atingida a tiro na cabeça por um talibã por  promover a educação nas raparigas no Paquistão, deverá estar novamente na  lista de nomeados para o prémio Nobel da Paz, depois de ter sido considerada  como uma das favoritas no ano passado.

Em 2013, o prémio Nobel da Paz foi atribuído à Organização para a Interdição de Armas Químicas, que está empenhada em desmantelar o arsenal de armas  químicas do regime sírio.

Fonte: Sic noticias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Março de 2014 by in África e Mundo and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: