JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Nandó deixa a presidência

NandóO presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos (foto), participa, a partir de amanhã, em Dili (Timor-Leste), na reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, que termina sexta-feira.

Fernando da Piedade Dias dos Santos, também presidente em exercício da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), deixou ontem Luanda com destino a Timor-Leste.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Fernando da Piedade Dias dos Santos recebeu cumprimentos de despedida do primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, de deputados e de altos funcionários do Parlamento angolano.

A reunião resulta do encontro dos parlamentares da CPLP realizado em Luanda, em 2013, que elegeu Fernando da Piedade Dias dos Santos como líder da AP-CPLP, e a deputada Cândida Celeste como presidente da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade Lusófona.

A reunião elegeu ainda o secretário da Câmara dos Deputados do Brasil como presidente da Associação dos Secretários-gerais da CPLP. A reunião de Luanda realizou-se sob o lema “cultura de paz na CPLP” e, além da mensagem de testemunho teve como objectivo o reforço dos laços de amizade e de cooperação inter-parlamentar entre os Estados membros da comunidade no âmbito da sua estratégia de promoção da paz e segurança mundiais. Os delegados e participantes na reunião apreciaram e discutiram o Projecto do Estatuto e Regimento Interno da AP-CPLP e o Plano de Actividades da Associação até 2015.

A reunião debateu temas como democracia, estabilidade política e desenvolvimento, integração política e economia no espaço da CPLP, reconciliação nacional e estabilidade das instituições políticas. Políticas comuns de boa governação, segurança nas novas tecnologias de informação, exploração de recursos naturais e ambiente, segurança social nos países da CPLP e transferências sociais e políticas de combate à pobreza na CPLP foram outros temas abordados no evento. No decorrer do encontro realizou-se a reunião da Rede Mulheres Parlamentares e dos Secretários Gerais dos Parlamentos da CPLP cujo objectivo é o reforço das estratégias de actuação comuns visando o fortalecimento das acções da AP-CPLP.

Nesta reunião Fernando da Piedade diasdos Santos Nando passará testeminho a Timor Leste.

A AP-CPLP é o órgão que reúne os Parlamentos nacionais dos Estados membros e é constituído na base dos resultados das eleições legislativas dos respectivos países.

Fonte: JA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 8 de Abril de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: