JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Exército ataca manifestantes

thumbs.sapoCentenas de tailandeses manifestaram-se ontem em Bangkok golpe de Estado no país, apesar da proibição decretada pela junta militar.

Os manifestantes concentraram-se diante de um centro comercial no norte da capital onde pediram a realização de eleições e mostraram cartazes com palavras de ordem como “levem o golpe para os quartéis, devolvam o poder ao povo”.

Vários soldados, equipados com material anti-distúrbios, tentaram, sem sucesso, dispersar os manifestantes, que responderam com vaias aos militares. Os soldados evitaram o uso da força.

Os manifestantes dispersaram depois das ameaças dos militares de realizarem detenções por violação da lei marcial, que proíbe as concentrações públicas de mais de cinco pessoas, segundo o jornal “The Nation”.

Os manifestantes convocaram outro protesto para mais tarde e pediram a participação da população noutras concentrações na capital do país.

Grupos de cidadãos começaram a manifestar-se contra o golpe ainda na quinta-feira, logo depois da tomada do poder pelos militares. Ontem reuniram dezenas de pessoas no distrito comercial de Bangkok, onde cinco manifestantes foram presos depois de confrontarem os militares.

A junta militar também mantém sob custódia 150 políticos, membros do governo deposto e activistas, entre eles, a primeira-ministra Yingluck Shinawatra e mais 22 membros de seu clã familiar e político.

Todos eles foram detidos depois que se apresentaram às autoridades militares, que intimaram outras 35 pessoas, entre elas vários intelectuais e activistas favoráveis à democracia e contrários à lei de “lesada altivez”, que pune o crime de difamação da Casa Real com penas de três a 15 anos de reclusão, e os ameaçou de prisão em caso de não comparecimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 25 de Maio de 2014 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: