JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Presidente é pressionado a deixar o poder

Fonte: Novo Jornal

tres1Os partidos políticos em Angola têm problemas e não são poucos. Os que conquistaram há muito tempo a hegemonia partidária registam menor alternância na direcção, uma realidade que é afinal,transversal a todos os partidos políticos.

Muitos líderes de partidos políticos com ou sem assento na Assembleia Nacional impedem, no seio das suas organizações, novas práticas e a oxigenação de ideias. Para alguns analistas, o deficit ou a falta de democracia interna é evidente.

Embora com algumas diferenças, na organização dos partidos predomina a estrutura hierárquica, onde uma cúpula centraliza as discussões e as decisões políticas.

“As lideranças no seio dos partidos” referem os analistas “impõem-se e sobrepõem-se aos demais filiados, transformando-os em integrantes passivos e avalizadores dos interesses dos que se comportam como donos das agremiações políticas”.

Os políticos têm medo dos congressos

Inseguros quanto à possibilidade de mudança, vários líderes políticos têm vindo a influenciar as direcções para não realizarem periodicamente os congressos. O militante da FNLA, Paulo Njeto, está preocupado com o que considera ser a violação dos estatutos do partido, facto que se traduz no atraso da convocação do congresso.“O nosso presidente tem medo de convocar o congresso, porque teme a sua não reeleição”, disse a fonte, fazendo referência ao deputado Lucas Ngonda.

O militante António Chacas-samba, do PRS, também está preocupado com a realização do congresso. “Até nem sabemos quando é que o congresso terá lugar, para analisarmos o funcionamento do partido”, referiu.

Jorge Chivunda membro da Direcção do Galo Negro, reconhece que a UNITA tem procurado realizar eleições com alguma regularidade, mas a maior parte delas tem sido mais um foco de problemas. Verifica-se claramente a vontade de Isaias Samakuva em perpetuar-se na liderança do partido. Prova disso são as primeiras eleições que nas próximas de 2015, se acontecer, cause a suspensão de Kamalata Numa, com que o presidente já não tem boas relações.

Já o MPLA, reconheça-se que embora os militantes ainda achem que o seu persistente é o ideal para dirigir o partido as eleições têm se realizado com regularidade.

O politólogo Santos Januário Bela observa que “os partidos políticos precisam ser um espaço de participação dos filiados nos diversos debates e decisões que são tomadas, na selecção consciente dos dirigentes”.

“Os filiados são essenciais para a democratização dos partidos, opondo-se à oligarquização, centralização e concentração do poder”, acrescentou, salientando que, em Angola, há muitos partidos que oferecem resistência para o aprofundamento da democracia.

Na opinião de militantes de vários partidos interpelados pelo Novo Jornal, “em Angola as formações  políticas  são  as  instituições menos democráticas”.

“A democracia é um processo, um projecto de todos os dias que vive do empenho de todos na sua constante melhoria, mas também na sua adequação a novos desafios”, evidenciou o professor universitário Simão Panga Neto, acrescentando que “os debates nos partidos políticos têm de ser abertos, para que as diferentes ideias e opiniões sejam conhecidas e permitam a cada um formar a sua opinião e tomar par- tido”.

O docente sublinhou ainda que “se queremos um partido dinâmico e capaz de responder aos desafios actuais é fundamental que os militantes conheçam as questões, conheçam as diferentes opiniões sobre elas e as discutam livremente e em profundidade”.

Sumbula Pedro, um activista dos direitos humanos, referiu que “os novos partidos aparecem com interesse de lideranças que não conseguem impor-se, em razão da falta de democracia na sua estrutura interna, e enfrentam problemas”.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Junho de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: