JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Gato e Numa desabafam contra Samakuva “sua má liderança desencadeia em deserções”

Fonte: DW

378407_2712601748050_659093947_n

General Paulo Armindo Lukamba “Gato” UNITA

Em Angola a UNITA está preocupada com a saída dos militantes do partido. A corrupção e a falta de diálogo entre a liderança e as bases são no entender do deputado Paulo Lukamba Gato, alguns dos motivos das deserções.

As deserções de militantes da UNITA, o maior partido da oposição, tem estado a gerar preocupação no seio dos dirigentes da formação. Os ex-militantes estão a filiar-se a outros partidos, principalmente ao partido no poder, o MPLA.

O facto foi assumido, pela primeira vez, pelo deputado e antigo secretário-geral da UNITA, o general na reforma Paulo Lukamba Gato.

O general Gato, que falava à margem de um seminário na província do Huambo, disse que uma das principais razões que provoca o abandono de muitos militantes das fileiras da UNITA tem origem na ”falta de diálogo permanente” entre a direção do seu partido, liderado por Isaías Samukuva, e os militantes da base.

E o ex-secretário-geral da UNITA apresenta soluções: “Temos a receita, é o diálogo permanente, institucional a todos os níveis. Tem de se dialogar, os dirigentes têm de ter tempo para dialogar, de aprofundar o contacto, estar próximo das preocupações dos militantes para podermos previnir esse tipo de casos que são sempre prejudiciais para a imagem do partido.”

Liderança de Samakuva questionada

Abílio José Kamalata Numa  Deputado da UNITA e Ex-secretário geral UNITA

Abílio José Kamalata Numa
Deputado da UNITA e Ex-secretário geral UNITA

Entretanto, para muitos analistas e até mesmo dirigentes do maior partido na oposição, a fuga de militantes da UNITA tem também origem numa alegada apatia em relação à atual liderança de Isaías Samakuva.

A fuga de militantes como Carlos Morgado, Joaquim Icuma, os irmãos Abel e Américo Chivukuvuku, e tantos históricos da UNITA invidencia esta tese.

Atualmente, na cúpula do maior partido na oposição em Angola, uma das figuras contestatárias da atual liderança é o deputado e ex-secretário-geral, o general Abílio Kamalata Numa.

O general Numa pensa que a atual liderança não tem sido capaz de fazer uma verdadeira oposição contra o atual Governo do MPLA, o que de certa forma, origina as defeções.

Por isso Numa defende o seguinte: “Precisamos de uma liderança firme na UNITA. A lierança atual do meu presidente Samakuva é uma liderança que vai fazendo o que pode, mas não pode pressionar o MPLA para as alterações que Angola precisa. Temos de mudar isso tudo, só nesse contexto é que todos esses aspectos irão mudar.”

Anúncios

One comment on “Gato e Numa desabafam contra Samakuva “sua má liderança desencadeia em deserções”

  1. Aderito Sebastiao ' com samakuva na lideranca do galo negro a unita nunca vai alcancar o poder no pais.
    26 de Agosto de 2014

    unita esta a ser despida pelo samakuva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 22 de Agosto de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: