JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Ministro Chikoti em Nova Iorque para eleição de Angola ao CS da ONU

wdfe O ministro das Relações Exteriores, George Rebelo Chikoti, chegou na madrugada desta quinta-feira a Nova Iorque, para acompanhar o processo de eleição de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

À chegada, o ministro foi recebido pelo seu secretário de Estado, Manuel Augusto, pelo representante da Missão Permanente de Angola na ONU, Ismael Martins, e por outros altos funcionários diplomáticos angolanos.

A eleição, segundo a agenda de hoje da 69ª sessão da Assembleia Geral, vai ter início por volta das 10H00 locais (15H00 de Angola), um acto simples e formal, mas carregado de simbolismo, discrição e cortesia, à boa maneira dos ditames da diplomacia.

Angola concorre, sem oposição, à única vaga em aberto por África, a ser deixada, em Dezembro próximo, pelo Rwanda.

A candidatura tem o suporte da União Africana, o que equivale, em teoria, ao apoio unânime de todos os Estados do Continente. O mandato, de dois anos, não renovável, tem início a 1 de Janeiro de 2015.

Com a sua quase certa eleição, segundo a opinião unânime reinante nos corredores da ONU, Angola vai juntar-se, em representação de África, à Nigéria e ao Tchad, cujos mandatos apenas terminam a 31 de Dezembro de 2015.

São também candidatos ao Conselho a Malásia, que concorre pela Ásia e Pacífico, a Venezuela, pela América Latina e Caraíbas e a Espanha, Nova Zelândia e a Turquia, pelas duas vagas reservadas à região da “Europa Ocidental e outros Estados”.

O Conselho de Segurança, o mais visível e influente órgão do sistema das Nações Unidas, encarregue de zelar pelo estabelecimento e manutenção da paz e segurança mundiais, é composto de 15 membros, 10 dos quais não permanentes.

Estes são eleitos, rotativamente, todos os anos, em representação das distintas regiões do mundo.

Os membros permanentes, com direito a veto, são os EUA, Rússia, China, França e Reino Unido.

Esta é a segunda vez que Angola se candidata ao órgão. A sua primeira eleição ocorreu a 27 de Setembro de 2002, quatro meses depois do fim do conflito armado e do estabelecimento da paz definitiva no país.

Fonte: Angop/Jambakiaxi

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 16 de Outubro de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: