JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

EUA defende acções militares contra FDLR caso negue desarmamento até Janeiro

53937d4fecae492b9a9527340064f3f3Os Estados Unidos da América (EUA) defendem a tomada de posições militares contra as Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR), que têm provocado instabilidade na República do Congo Democrático (RDC), caso não desarme até Janeiro, soube-se hoje, segunda-feira, em Luanda.

A informação foi prestada à imprensa pelo enviado dos Estados Unidos da América para a Região dos Grandes Lagos, Russel Feingold, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

Acusou os membros do FDLR de participarem no genocídio no Rwanda, em 1994, e estarem a cometer muitos crimes contra as populações do leste da RDC.

Disse que nas reuniões que manteve com o Vice-presidente da República, e com o ministro angolano da Defesa, João Lourenço, decidiu-se a tomada de acções militares para que a FDLR assuma as consequências pelos seus incumprimentos.

Russel Feingold adiantou que as acções militares deverão ser uma combinação entre as forças da Missão das Nações Unidas de Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) e da RDC e da Região dos Grandes Lagos.

“Estamos a fazer a planificação e ver a necessidade das acções militares” caso as FDLR não desarmem até Janeiro como prometeu em acordo para a paz na região que assinou”, reforçou.

Referiu que a questão deve ser avaliada também na reunião dos ministros da Defesa e das Relações Exteriores dos países da SADC e da Região dos Grandes Lagos, prevista para hoje (segunda – feira), em Luanda.

Russel Feingold explicou que a região decidiu uma moratória de seis meses a FDLR para que se desarme, ou enfrentar acções militares.

Ao terceiro mês concluímos que este grupo rebelde não tem cumprido as recomendações sobre o seu desarmamento.

As Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda são o principal remanescente ruandeses hutu grupo rebelde no leste da RDC.

Fonte: Angop/Jambakiaxi

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 20 de Outubro de 2014 by in Politica and tagged , , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: