JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Agentes da Interpol com vida mais fácil em Angola

InterpolO ministro do Interior, Ângelo Veiga Tavares, e o secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Ronald Noble, assinaram no Principado do Mónaco um acordo de cooperação sobre o reconhecimento do documento de viagem daquela organização internacional.

Segundo fonte oficial, as partes comprometem-se a facilitar a entrada e circulação em Angola dos funcionários dos órgãos encarregues pela aplicação da Lei, dos Estados membros da Interpol, que detenham o documento de viagem da organização, nomeadamente o passaporte biométrico e o cartão de identificação electrónico, acompanhados dos respectivos passaportes nacionais.

Nos termos do referido acordo, os funcionários angolanos podem igualmente circular pelo território dos Estados membros da Interpol para diligências que julguem necessária na prossecução de investigação, prevenção e combate ao crime transnacional organizado, sem necessidade de vistos de entrada.

Segundo, o Ministro Ângelo Veiga Tavares, este acordo visa ultrapassar todos os constrangimentos burocráticos inerentes à aquisição de vistos e facilitar a circulação, com maior celeridade aos funcionários dos órgãos encarregues pela aplicação da lei, que enfrentam a criminalidade internacional.

O acordo entre o Governo  e a Interpol sobre o reconhecimento do documento de viagem da Interpol será válido por um período de cinco anos, mas, em circunstâncias excepcionais as partes têm o direito de o suspender.

Ângelo Veiga Tavares encabeça uma comitiva composta pelo comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, e altos funcionários do Ministério do Interior que participam, no Mónaco, na 83.ª Assembleia Geral da Interpol que decorre desde segunda-feira até amanhã.

Em cima da mesa estão os temas da criminalidade transnacional, designadamente o terrorismo, tráfico de seres humanos e de drogas, imigração ilegal e o crime cibernético.

Fonte: redeangola/Jambakiaxi

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 7 de Novembro de 2014 by in Politica and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: