O governo de Angola pretende construir uma linha de caminho-de-ferro que estabeleça a ligação entre as três actualmente existentes, dando origem a uma rede ferroviária nacional, anunciou, no Lubango, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.
Durante um seminário sobre transporte ferroviário em Angola, o ministro disse ainda que este projecto inclui a construção de plataformas logísticas ao longo do traçado da linha.
“O Governo definiu como prioridade a duplicação da linha de caminho-de-ferro de Luanda entre as estações de Baía e do Bungo e, ainda, a construção de um ramal entre Baía e o novo aeroporto internacional da capital, que inclui quatro passagens de nível superior”, declarou o governante.
O ministro dos Transportes mencionou igualmente a construção da linha de caminho-de-ferro do norte, entre Luanda, Uíge e Mbanza Congo, com posterior ligação ao porto de Soyo. Na mesma ocasião, falou ainda da ligação entre os caminhos-de-ferro de Benguela, com início nas imediações do município de Luacano, Moxico, até à fronteira leste com a Zâmbia.
Assim, este novo troço permitirá a ligação com aquele país vizinho e viabilizará o transporte de minério, nomeadamente de cobre, para os mercados internacionais, através do terminal mineiro do Lobito.
Fonte: Macauhub/Jambakiaxi