JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Mulheres são apenas titulares de 28,6% das contas bancárias

3qwedfqweO governador do Banco Nacional de Angola(BNA), José de Lima Massano, disse em Benguela, que o acesso das mulheres aos serviços financeiros é ainda limitado no nosso País.Elas são titulares de apenas 28,6% das contas bancárias activas e detêm 22,71% dos cartões de pagamentos emitidos

Ao falar no III Fórum Internacional sobre Inclusão Financeira, referiu que apesar de se estimar que cerca de 50% da população adulta angolana tenha conta bancária e que 52% da população sejam mulheres, elas são titulares de apenas 28,6% das contas bancárias activas na banca e detêm 22,71% dos cartões de pagamento emitidos.

Quanto ao crédito, as mulheres representam apenas 21,26% do total concedido. ‘ Queremos encontrar caminhos que possam intensificar a inclusão financeira dos cidadãos e das mulheres angolanas, em particular. Como podemos constatar ao longo deste fórum, pese embora os ganhos já realizados, os esforços no sentido de incrementar o acesso da população a serviços financeiros, devem prosseguir à bem de um desenvolvimento economicamente sustentável e socialmente inclusivo’, disse na ocasião.

O Governador do banco central destacou também que essas iniciativas visam a criação de condições para o aumento de ofertas de serviços financeiros à população de modo seguro e eficiente, enfatizando que o lançamento em 2011, em parceria com 10 bancos comerciais, da campanha de educação financeira, visou o acesso ao sistema financeiro da população de baixa renda.

Esta campanha incluiu o lançamento de dois produtos principais: o Depósito Bankita, que permite a abertura de conta com o montante mínimo de kz 100 e máximo de Kz 100.000 e a Poupança Bankita a Crescer, uma conta a prazo que pode ser constituída com o montante mínimo de Kz 1.000’, disse. ‘Ainda no âmbito desta campanha e para os referidos produtos, foi excluída a obrigatoriedade da apresentação do Bilhete de Identidade para abertura de conta, sendo permitida a utilização de qualquer outro documento de identificação reconhecido como válido pelas próprias instituições financeiras bancarias’, sublinhou.

‘Bankita’ em movimento ascendente

‘As contas ‘Bankita’ têm registado um movimento ascendente. Muitos são os cidadãos que passaram a deter uma conta bancária e muitos são os que transitaram já das contas ‘Bankitas’ para clientes regulares da banca’, revelou, José de Lima Massano, que revelou que ‘em 31 de Agosto de 2014, estas contas de acesso a serviços bancários básicos totalizavam cerca de 288 mil’, adiantou.

Disse igualmente, que o fórum procurou abordar a situação actual da inclusão financeira no país e particularmente da mulher, dado o papel preponderante que as mulheres exercem na segurança económica das famílias angolanas.

Referiu que, na actualidade, é reconhecida cada vez mais, a importância do papel e a contribuição que o acesso e o uso generalizados dos serviços financeiros têm no estímulo à poupança financeira, financiamento à economia e, consequentemente, à redução das desigualdades sociais e melhoria do bem-estar da população em geral. ‘Apraz-nos reconhecer que o crescimento económico dos últimos anos teve um impacto positivo sobre o crescimento do sector bancário angolano. O total de activos da banca corresponde hoje cerca de 60% do Produto Interno Bruto’, referiu.

Para o responsável máximo do banco emissor, é necessário que esse crescimento possa exercer, continuamente, uma influência positiva na vida das famílias angolanas. ‘Uma adequada expansão da inclusão financeira permite maior mobilização de poupanças para suporte ao investimento e alarga a base de acesso ao capital financeiro, tão necessário para o desenvolvimento económico e social’.

José de Lima Massano chamou a atenção para a criação de um quadro regulamentar próprio para as sociedades de microcrédito e para as cooperativas de crédito. ‘Adicionalmente, foi regulamentada a prestação de serviço por correspondentes bancários e mais recentemente os serviços de pagamento móveis, permitindo que por telemóvel possam ser realizadas operações bancárias’, acentuou.

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Novembro de 2014 by in Economia and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: