JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

China concede crédito de dois biliões de dólares à Sonangol

594dc829d052385cc9cc858803af31e2O Banco de Desenvolvimento da China (CDB) vai conceder à Sonangol E.P. um crédito de dois biliões de dólares, para suportar projectos da sua expansão no segmento do petróleo e gás.

Segundo uma nota de imprensa da Sonangol a que a Angop teve acesso hoje, a concessão do crédito foi manifestada nesta sexta-feira (12), em Beijing (China), durante a cerimónia de assinatura de acordo de parceria entre o presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., Francisco de Lemos José Maria, e o presidente do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Zheng Zhijie.

Durante acto, Zheng Zhijie mostrou-se satisfeito pelo acordo de parceria que consolida a importância de África e de Angola, em particular, na relação entre os dois países, bem como dos créditos que o CDB tem cedido à economia angolana desde 2008.

Enfatizou igualmente o facto de Angola ser o segundo maior País de origem de produtos petrolíferos para a China, e assegurou que o CDB tem acompanhado atentamente o desenvolvimento da Sonangol E.P.

O responsável considerou de igual modo o contrato assinado como uma nova linha de partida nas relações com a petrolífera nacional e augurou êxitos na trajectória futura da relação de cooperação bilateral.

Por sua vez, Francisco de Lemos José Maria referiu que os financiamentos do CDB para a Sonangol têm permitido a realização de projectos de grande monta na exploração de petróleo bruto, refinação e logística.

O Presidente do Conselho de Administração da Sonangol sublinhou que o recurso do empréstimo vai servir para a efectivação de alguns projectos governamentais, como a construção de habitações sociais, que tornaram bastante visíveis a relação de cooperação entre as partes envolvidas no acordo firmado.

Francisco Maria disse ainda que a actual abertura do CDB acaba por guindar à condição de parceiro credível e estável com quem se pode contar no futuro.

O acordo que terá a prevalência de 10 anos abre fortes perspectivas para outros financiamentos de longo prazo, atendendo às apostas futuras da Sonangol, que em 2015 iniciará a construção da refinaria do Lobito, e que este ano deu o arranque a vários projectos de monitorização de gás natural.

“O Banco de Desenvolvimento da China é a maior instituição financeira desse país, em termos de cooperação com o exterior, particularmente no que diz respeito à concessão de créditos”, realça a nota.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 12 de Dezembro de 2014 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: