JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

PIB da Região dos Grandes Lagos avaliado em mais de um trilião de dólares

daDFO Produto Interno Bruto (PIB) da Região dos Grandes Lagos está avaliado em cerca de 1,1 triliões de dólares norte-americanos, informou em Luanda, o ministro da Economia de Angola, Abrahão Gourgel.

De acordo com o ministro, que falava na abertura da Conferência de Consulta Regional sobre ” Oportunidades de investimento do sector privado na região dos grandes lagos”, os treze países signatários do quadro de paz, segurança e cooperação, incluindo a África Sul, congrega uma população de pelo menos 370 milhões de habitantes, essencialmente urbana e jovem.

Disse que a região continua ser um mercado atraente, dinâmico e crescente para os investidores interessados, quer de investimentos directos estrangeiros, quer de investimento privados nacionais, ou ainda de parcerias público privadas.

“Além das enormes reservas de recursos naturais, água e terras aráveis, com que a natureza brindou os nossos países, a nossa região contabiliza um notável progresso institucional desde a virada do milénio, em termos de melhoria do ambiente de governação e de negócios”, disse.

Para o interlocutor, muito dos países da região, incluindo Angola, demonstraram que o  modelo conhecido como ” Recurso naturais para o desenvolvimento de infra-estruturas” é viável e pode transformar a realidade dos países membros.

Considerou que a exploração racional de recursos naturais é uma importante fonte alternativa de capital para financiar os volumosos e continuados investimentos públicos nas infra-estruturas, essenciais para facilitar as transformações económicas, comércio e os investimentos.

Disse que tendo em conta o pano do fundo destas condições favoráveis, os governos dos países da região realizaram com representantes de empresas privadas e dos diversos parceiros do desenvolvimento, como as Nações Unidas, IFC, o Banco Mundial, a União Europeia e o Banco africano de Desenvolvimento, um abrangente trabalho preparatório de identificação de oportunidades de investimento.

Angola preside a Conferência Internacional da região dos grandes Lagos.

Fonte:Angonotícia/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Dezembro de 2014 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: