JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Anunciado pacote para desenvolvimento da província em 2015

dADdA construção de 432 salas de aulas, a produção agrícola em 20 mil hectares, o apoio à mulher rural e harmonia familiar constam das realizações anunciadas, pelo governador Ernesto Muangala, para o desenvolvimento da província da Lunda Norte, em 2015.

Ao intervir na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, onde deu a conhecer  a  construção de um  lar para idosos e aconselhamento aos assistidos, entre outras infraestruturas de índole social, Ernesto Muangala proclamou 2015 Ano da Juventude e da Promoção da Mulher Rural.

Realçou a continuidade dos trabalhos que visam melhorar as vias secundárias e terciárias que interligam as dez  sedes municipais, bem como a garantia em  transporte para escoamento dos produtos para os mercados urbanos, no âmbito de apoio aos camponeses.

Disse constar do programa anual, o incentivo à pesca artesanal e de micro empresas de produção que deverão contar  principalmente com o apoio da Endiama-EP, para fornecimento de material necessário.

O governante advoga melhoria  na concessão do crédito bancário e  construção de escolas  para  alfabetização, projecto que abrangerá o sector da saúde  pública no meio rural que inclui o apoio às parteiras tradicionais.

Por outro lado, disse ter-se em conta  o registo, pela primeira vez,  do direito à propriedade para cultivo, de modo a precaver  situações de expropriação fundiária no meio rural.

Em retrospectiva do ano prestes a findar , o governante destacou o Plano de Desenvolvimento aprovado pelo Conselho de Ministros, a elevação da cidade do Dundo à capital da província, que passa a contar com três Distritos Urbanos e a ascensão da comuna do Lóvua à categoria de município.

Nesta senda,  o dirigente,  assinalou ainda a eleição do país à presidência do Processo Kimberley, cujo encontro preliminar realizou-se na cidade do Dundo e a inclusão da  Lagoa Nacarumbo nas Sete Maravilhas de Angola.

O êxito do Censo Populacional,  processo que culminou com o registo de 799 mil e 750 habitantes (dados provisórios), um contributo na  planificação da renda nacional, mereceu realce no acto que  acolheu  políticos, governantes, autoridades eclesiásticas e tradicionais, magistrados e académicos da Lunda Norte.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Dezembro de 2014 by in Politica and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: