JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Retrospectiva 2014: Cimeiras África com EUA e EU dominam agenda do Vice-Presidente da República

1A IV Cimeira União Europeia-África decorreu sob o lema “Investir nos povos, na prosperidade e na paz”, à margem da qual Manuel Vicente manteve um almoço de trabalho com o então presidente da EU, Durão Barroso, o Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca, e com o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Arcanjo da Costa, e reuniu-se com autoridades belgas.

Houve ainda encontros com os primeiros-ministros da Estónia, Taavi Roivas, e da Finlândia, Jyrki Katainen, da Polónia, Donald Tusk.

À margem da Cimeira África/EUA, e em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o Vice-Presidente da República participou, na câmara do Comércio EUA/Angola, numa conferência sobre empreendedorismo, e entrevistou-se com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, com quem abordou questões relacionadas com a cooperação, desenvolvimento, paz e segurança, no continente africano e no mundo.

Presenciou em Washington a assinatura de um memorando de entendimento entre o ministério angolano das Finanças e o Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos da América (Eximbank), visando garantir financiamentos em infra-estruturas nos domínios da energia, telecomunicações e transportes.

Também em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, participou na 22ª e na 23ª Cimeiras de Chefes de Estado e de Governos da União África (UA) decorridas, respectivamente, em Addis Abeba, Etiópia, em Janeiro, e em Maio, em Malabo, Guiné Equatorial.
Em Maio, Manuel Domingos Vicente presenciou, em Pretória, a posse de Jacob Zuma, ao cargo de Chefe de Estado sul-africano, na sequência da sua eleição para o segundo mandato.

Em Julho esteve em Díli, capital de Timor-Leste, onde participou na X Conferência de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e em Agosto, em Victoria Falls, Zimbabwe, na 34ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), em representação do Estadista angolano.

Em Setembro participou em Nova Iorque, EUA, na abertura do debate geral da 69ª Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e em Outubro viaja para Jacarta, Indonésia, para uma visita de trabalho de quatro dias, durante a qual mantém encontro com o estadista indonésio, Joko Widodo.

Em Luanda, o Vice-Presidente da República recebeu em audiências o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo Nwanze, o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, e a representante das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robson.

Questões nacionais e internacionais foram igualmente discutidas com a ministra holandesa do Comércio e da Cooperação Internacional, Liliane Ploumene, o secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Carlos Lopes, e com a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Maria do Valle Ribeiro.

Abordou assuntos de interesse bilateral com o director-geral adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), Naoyuki Shinohara, e com os embaixadores de Cabo Verde, da República Árabe Saharaui Democrática, da Rússia, de França, de Cuba, Guiné-Conakry, dos EUA, da Turquia e de Portugal.

No Cuando Cubango, o Vice-Presidente da República presidiu à abertura do ano lectivo de 2014 e inaugurou o Instituto Médio Agrário do Missombo, de 24 salas de aula e no Luena (Moxico) presidir à abertura oficial do ano académico nacional no Ensino Superior.

Manuel Vicente esteve também na província do Huambo, onde presidiu à cerimónia de lançamento do Programa de Auscultação dos Problemas da Mulher Rural e inaugurou o Centro Oficinal de Reparação de Viaturas Pesadas e Ligeiras, afecto à empresa de Abastecimento de Materiais (ABAMAT). Visitou também, por algumas horas, Ndalatando (Cuanza Norte), onde  inaugurou o centro local de empreendedorismo, serviços e emprego (CLESE) e a casa da juventude, ambas construídas.

Voltou ao Luena (Moxico), onde inaugurou a nova aerogare do aeroporto provincial, baptizada “Comandante Dangereux” e ao Huambo onde em Cachiungo presidiu ao acto central das comemorações do 39º aniversário da Independência Nacional, tendo apelado à unidade nacional e a preservação da soberania para consolidar a paz, promover o desenvolvimento, o bem-estar e erradicar a fome e a pobreza.

Ainda no Huambo inaugurou a fábrica de refrigerantes, afecta à Refriango, com capacidade para produzir anualmente 100 mil hectolitros.

Ao longo do ano, o Vice-Presidente da República presidiu a várias reuniões da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros e Comissão para a Política Social deste mesmo órgão colegial, bem como do Conselho Nacional de Concertação Social.

Presidiu à abertura da 1ª Conferência Nacional Sobre Prevenção Rodoviária, onde anunciou a implementação, pelo Executivo, de um Plano Directivo com vista a restaurar o sector rodoviário e garantir segurança e comodidade às pessoas e inaugurou o Porto Pesqueiro da Boavista, em Luanda, assim como assistiu ao lançamento ao mar de três modernas embarcações pesqueiras, sendo uma de investigação e duas de fiscalização. As mesmas orçaram seis biliões de kwanzas.

No campo desportivo, Manuel Domingos Vicente inaugurou em Luanda a Galeria do Desporto, onde estarão expostos troféus nacionais.

Foi distinguido, em Luanda, pela multinacional Deloitte, com o troféu comemorativo do “Prémios Sirius”.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 26 de Dezembro de 2014 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: