JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

EUA dá ultimato ao grupo rebelde no Congo Democrático

efdfRussell Feingold enalteceu o desempenho de Angola e conta com a liderança de José Eduardo dos Santos, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos

O enviado especial dos Estados Unidos da América para a Região dos Grandes Lagos e para a República Democrática do Congo (RDC), Russell Feingold, esclareceu ontem, terça-feira, a posição de Washington, a para com a pacificação dos Grandes Lagos (África).

O diplomata enalteceu o desempenho de Angola e conta com a liderança de José Eduardo dos Santos, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos e para a República Democrática do Congo (RDC). Russell Feingold, esclareceu que as forças rebeldes da Frente para a Libertação do Ruanda para se renderem de forma pacífica e voluntária. O ultimato termina a 2 de Janeiro de 2015.

Russell Feingold, que falava numa conferência de imprensa telefónica, a partir de Washington, reiterou que os EUA estão prontos para apoiar os esforços contínuos dos líderes da região para a busca da paz e prosperidade dos povos, tendo em vista o desenvolvimento regional.

A actual situação no Leste da República Democrática do Congo, que vive já há alguns anos conflitos internos armados, tem sido caracterizada por assassinatos e violações por parte das forças rebeldes da Frente para a Libertação do Ruanda (FDLR).

Este grupo já se comprometeu com a Monusco (missão de paz das ONU) para desarmar e acantonar as suas tropas, facto que até ao presente não cumpriu.

No passado mês de Julho, a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deram às Forças da Frente para a Libertação do Ruanda (FDLR) um período de graça de seis meses para se renderem de forma pacífica e voluntária. Agora tem até Sexta-feira como ultimato.

Fonte:VOA/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 31 de Dezembro de 2014 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: