JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Governador enaltece bravura dos heróis da Baixa de Cassanje

hjkO Governador da província de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” enalteceu domingo, no município do Quela a 115 quilómetros a Leste da cidade de Malanje, a bravura dos heróis da Baixa de Cassanje, que marcou a luta contra a repressão colonial a 4 de Janeiro de 1961.

Falando durante uma palestra que marcou o 54º aniversário do dia dos Mártires da Repressão colonial, sob o tema “Os acontecimentos do 4 de Janeiro de 1961”, o governador considerou a coragem dos heróis desse acto, como sendo o principal caminho para a construção de um espírito nacionalista e patriótico para a edificação de Angola.

Chamou a atenção a nova geração, no sentido de respeitar o percurso histórico da efeméride e valorizar os seus percussores, pois as mortes ocorridas durante o massacre refletem  bem o sofrimento do povo angolano que culminou com a conquista da independência do país a 11 de Novembro de 1975.

Norberto dos Santos exortou igualmente os cidadãos a consultarem as fontes orais que são as testemunhas vivas do massacre da Baixa de Cassanje, com vista a aumentarem os conhecimentos sobre o 4 de Janeiro de 1961, por forma a se dar continuidade na salvaguarda da independência que custou vidas de milhares de angolanos.

As celebrações do 54º aniversário do dia dos Mártires da Repressão colonial ficaram marcadas igualmente com uma visita ao túmulo onde descansam os restos mortais de centenas de vítimas da repressão do 4 de Janeiro de 1961, na localidade do Teca-dia-Quinda, onde foi depositada uma coroa de flores em memória dos heróis da Baixa de Cassanje.

O 4 de Janeiro de 1961 marca um acontecimento histórico, porquanto nesse dia, mais de dez mil camponeses da ex-Companhia de Algodão de Angola (Cotonang) foram barbaramente assassinados pelos colonialistas portugueses por exigirem os seus direitos como trabalhadores, a isenção ao pagamentos de imposto e a abolição do trabalho forçado.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Janeiro de 2015 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: