JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Queda do preço do crude pode levar a subida do combustível em Angola para 130 kz o litro de gasolina e o litro de gasóleo será 100 kz no final do mês

qffqO ministro dos Petróleos angolano, Botelho de Vasconcelos, considerou que o preço do petróleo é “preocupante”, no imediato, mas espera que no segundo trimestre seja retomada a tendência de subida no valor desta matéria-prima.

“ Nós sabemos que a nossa economia tem como base o petróleo. Deveremos aguardar que o primeiro trimestre traga sinais completamente diferentes e que mantenha uma tendência crescente no preço do petróleo”, salientou o ministro, em declarações citadas pela imprensa internacional, e que surgem dias depois de o Presidente da República ter admitido que 2015 será um ano difícil para o país.

“Há projectos que serão adiados e vão ser reforçados o controlo das despesas do Estado e a disciplina e parcimónia na gestão orçamental e financeira, para que se mantenha a estabilidade”, disse o Presidente angolano, na mensagem de ano novo transmitida na segunda-feira, na qual confirmou que a “queda significativa do preço do petróleo bruto” vai levar à redução de algumas despesas públicas.

“Ao longo do segundo trimestre do próximo ano podemos ter resultados melhores relativamente ao preço do petróleo”, advogou o ministro que tutela este sector, reconhecendo que a descida continuada dos preços nos mercados de referência desde o Verão está a ter um impacto na economia angolana e que a situação é “preocupante”.

Como resposta a esta quebra nas receitas, o Governo resolveu aumentar os preços dos combustíveis em 20% desde a última quarta-feira, esperando poupar mais de 870 milhões de euros, uma medida que se junta a outra semelhante, tomada em Setembro de 2014, e que subiu os preços em 25%.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo em África, recebe quase 80% da receita fiscal deste sector, que representa mais de 90% das exportações do país.

Para 2015, o Governo espera uma produção acima dos 1,8 milhões de barris por dia em 2015, um objectivo que, conclui o ministro, está para já a ser cumprido.

Fonte:Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 22 de Janeiro de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: