JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

UNITA céptica em relação ao Conselho da República

wegwergO deputado Raúl Danda afirmou que as resoluções que serão discutidas não serão obrigatoriamente implementadas.

A UNITA reagiu à convocação do Concelho da República,que será dirigido pelo presidente José Eduardo dos Santos amanhã, às 10h, na Cidade Alta, em Luanda.

O deputado Raúl Danda, de Cabinda, mostrou-se céptico em relação ao conselho, uma instituição de carácter consultivo que reúne líderes dos partidos mais importantes e da sociedade civil.

Para Danda, em entrevista à Radio France Internationale, não há nada que garanta que o que for discutido no conselho será efectivamente implementado.

“Convocar o Conselho da República é uma prerrogativa do Presidente, mas os conselhos que são dados pelos conselheiros, não vinculam, digamos assim, o comportamento do próprio Presidente da República, que terá a sua forma de agir”, afirmou.

Além disso, o deputado vê irregularidades na composição do conselho, que tem membros que não foram introduzidos correctamente , sem o devido protocolo.

“O Presidente da República nem sequer conferiu posse aos membros desse Conselho, o que devia fazer. O Conselho da República tem pessoas que são de indicação obrigatória, como sendo, os líderes das formações políticas, na Assembleia Nacional. É o caso, por exemplo, de Abel Chivukuvuku, que é Presidente da CASA-CE, a quem deveria ter sido concedida posse, e isso, não aconteceu.

Constituem o Conselho da República o vice-presidente, Manuel Vicente, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o presidente do Tribunal Constitucional, João Ferreira, e o procurador-geral da República, João Maria de Sousa, o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, o líder da UNITA, Isaías Samakuva, o presidente da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, o líder do PRS, Eduardo Kuangana, e o líder da FNLA, Lucas Ngonda.

Também fazem parte do Conselho Domingos Cajama, Pedro José Van-Dúnem, José Severino, Sérgio Luther Rescova , Maria da Conceição Pitra Pascoal, Manuel Alexandre Rodrigues, Maria de Lourdes Cordeiro Alves, Lotti Nolika e os reverendos Augusto Chipesse e Wanani Nunes Garcia.

Fonte:Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 9 de Fevereiro de 2015 by in Politica, UNITA and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: