JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Estadista angolano inaugura aeroporto do Luau

smalO Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou hoje, sábado, o aeroporto do Luau, província do Moxico, no âmbito do programa de desenvolvimento socioeconómico do país levado a cabo pelo Executivo angolano, na sequência da sua visita de trabalho de algumas horas a esta região leste do país.

Após o corte da fita inaugural, onde testemunharam o acto membros do Executivo,  do governo provincial, entidades religiosas e tradicionais e população deste município, o Chefe de Estado visitou algumas áreas desta infra-estrutura, tendo recebido informações sobre o funcionamento do novo empreendimento.

O empreendimento, erguido em piso único, contempla instalações e serviços para tratamento de passageiros e bagagem, tendo  na sua envolvente zona administrativa, restaurante, bares e outros serviços, ocupando uma área de aproximadamente  1030,80 metros quadrados.

Tem a capacidade para 50 passageiros, mais 20 na zona VIP, estando integrado por uma zona de embarque e desembarque, totalizando na hora de pico 140 passageiros, transformando-o num terminal onde se preserve o nível C de serviços e conforto segundo as normas regulamentadas internacionalmente.

As obras  tiveram início em Maio de 2013, com o objectivo de optimizar e criar condições para a operação regular de passageiros e mercadorias com os serviços e equipamentos para tratamento de bagagem, em operações áreas com conforto e segurança tanto de dia como de noite. A pista tem um comprimento de 2600 metros e 45 metros de largura.

O aeroporto está ainda apetrechado de circuitos de iluminação normal é de emergência, sinalização de saída, iluminação exteriores, de tomadas e de alimentação a e equipamentos gerais específicos, bem como sistemas de UPS, ar condicionado, sistema terra, protecção contra descargas atmosféricas, de bombagem  e tratamento de água.

Esta ainda dotado de sistemas de telefone/dados, detenção de incêndio, controlo de acesso  entre outros serviços.

Com uma estrutura arquitectónica própria, o município do Luau está dividido em quarteirões e com ruas paralelas horizontais e verticais largas, numa simbiose com jardins, a região é maioritariamente habitada pelo povo da etnia Cokwe, que ocupa vasta zona, seguido dos Luvales, Luchazes, Umbundo e Bundas, e explora agricultura, a madeira, mel e pesca artesanal (principais recursos naturais da região).

Geograficamente, o município elevado a esta categoria a 28 de Agosto de 1956 faz fronteira a leste com a República Democrática do Congo (RDC), a norte com o do Muconda (Lunda Sul), a oeste com o Luacano e a sul com o Alto Zambeze.

A circunscrição possui uma extensão territorial de três mil e 893 km2, com um clima tropical húmido, havendo duas estações principais, nomeadamente a chuvosa (a mais quente) que vai de Outubro a Abril e do cacimbo (a mais seca e fria), que decorre de Maio a Setembro.

Desta forma, o município do Luau começa a transformar-se numa “majestosa porta de entrada” para a integração regional de África e aproximar a zona da África Austral, como uma área de comércio livre, impulsionando as trocas comerciais, reforçando as relações e sustentando as bases para que Angola seja uma potência continental.

Para além do CFB e o aeroporto internacional, Luau terá, nos próximos tempos, um porto seco, cujas obras estão em marcha, consubstanciadas na construção de armazéns e outras zonas de apoio.

Fonte:TPA/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 14 de Fevereiro de 2015 by in Politica and tagged , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: