JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Angola corta mais de 17% nas despesas com Defesa e Segurança

erghwghAngola prevê gastar este ano cerca de sete mil milhões de euros na Defesa, Segurança e Ordem Pública, um corte de 17,2 por cento face à versão ainda em vigor do Orçamento Geral do Estado (OGE).

Os dados constam da proposta revista do Orçamento angolano, a que a Lusa teve acesso e que começa a ser discutido na Assembleia Nacional, com votação na generalidade, na quarta-feira.

Justificado pela forte quebra na cotação do petróleo no mercado internacional, produto que garante a maior parte das receitas fiscais angolanas, o documento prevê um corte global de 25% nas receitas correntes públicas.

Contudo, essa redução é inferior no conjunto da Defesa e da Segurança e Ordem Pública, que passa dos 1,023 biliões de kwanzas (8,5 mil milhões de euros) inscritos no OGE em vigor, para uma verba agora prevista de 847,3 mil milhões de kwanzas (sete mil milhões de euros).

Estas duas áreas representam, em conjunto, 15,5% do total da despesa pública angolana agora programada para 2015 pelo executivo angolano, revista de 7,251 biliões de kwanzas (60,4 mil milhões de euros) para 5,454 biliões de kwanzas (45,5 mil milhões de euros), uma redução de 24,8%.

Na versão ainda em vigor do OGE, estes mesmos setores – que envolvem a área militar, polícias, bombeiros, tribunais, prisões e proteção civil – tinham um peso de 14,11% de toda a despesa pública.

A revisão do OGE angolano implica a redução de 81 para 40 dólares na previsão de exportação do barril de petróleo, devido à evolução da cotação no mercado internacional. O peso do setor petrolífero nas receitas fiscais angolanas cai dos 76% de 2013 para uma previsão de 36,5% em 2015, com esta nova versão do Orçamento público.

A previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passa de 9,7 para 6,6%.

Fonte:Angola 24 horas/Jambakaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Fevereiro de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: