JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Fundo Soberano aposta na formação de técnicos para apoiar sector financeiro

tghtrhQuarenta e cinco jovens licenciados em economia, gestão e finanças beneficiaram de uma bolsa de estudo do Fundo Soberano de Desenvolvimento de Angola (FSDEA), em Zurique, (Suiça), onde terminaram com êxito uma formação em matérias ligadas ao sector financeiro, tendo em vista as novas perspectivas do mercado angolano.

Os beneficiários são jovens provenientes de várias partes do país, que foram seleccionados mediante candidaturas e testes de selecção efectuado por uma empresa estrangeira que os recrutou, através de um concurso público lançado no Jornal de Angola em 2014, e os acompanhou na formação de seis meses, iniciada em Agosto.

Dentre as exigências para ser seleccionado constavam ser angolano, licenciado em áreas económicas e falar inglês.

Numa conferência de imprensa realizada hoje, em Luanda, a propósito dessa iniciativa do FSDEA, Valdmiro Luís Massibo e Divanice Alda Mateus, jovens licenciados em Contabilidade e Gestão e em Economia, respectivamente, beneficiários da bolsa, disseramm à margem do fórum, que a formação foi proveitosa por permitir a aquisição de conhecimentos sobre gestão de riscos, emprendedorismo, entre outros.

Na óptica de Valdmiro Massibo, a bolsa permitiu-lhe ganhar conhecimentos sobre gestão de activos, de portfólios e de riscos.

Sobre riscos, o entrevistado, natural de Cabinda e trabalhador da empresa Emcica naquela região de Angola, disse que os investimentos envolvem riscos e que se não for bem mitigados nunca se obtém o retorno desejado.

“Os riscos devem ser racionais e devemos saber controlá-los assim como diversificá-los, disse o também contabilista, acrescentando que durante a formação foram várias vezes recomendados a terem em atenção essa matéria tendo em vista o desenvolvimento do mercado angolano, abertura a bolsa de valores, em particular, e o próprio mercado financeiro em si.

Por sua vez, Divanice Mateus contou que a experiência foi excelente e que aprendeu-se muito no domínio do emprendedorismo. Segundo a economista e trabalhadora da Sonangol, ganhou-se consciência que é necessário desenvolver o espírito de liderança e de não esperar pelas iniciativas públicas para criar um negócio.

“Visitamos uma fábrica centenária de chocolate que começou como um negócio pequeno e hoje é uma grande empresa”, disse ela, acrescentando que precisamos fazer acreditar e tornar os trabalhadores angolanos parte do negócio, de tal maneira que eles não fujam para outras propostas mais aliciantes.

Ainda no evento, o administrador executivo do FSDEA, Hugo Évora Gonçalves, explicou que essa é a primeira iniciativa de bolsa de estudo da instituição e enquadra-se num projecto designado “Futuros líderes de Angola”.

A iniciativa, disse a fonte, que se escusou em precisar quanto foi investido para a materialização do projecto, faz parte do programa social do FSDEA e tem como objectivo melhorar o acesso à educação e à exposição ao ambiente de negócios.

“O que mais nos interessa não são os valores financeiros empregues, mas o programa em si”, disse o administrador, informando que financiaram a inscrição dos estudantes na Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, custearam o seguro e ajuda de custos.

Hugo Gonçalves explicou que a sua organização está a avaliar este primeiro programa piloto e depois disso decidirá sobre a sua prossecução.

A conferência de imprensa contou com a participação do gestor do FSDEA, dois estudantes, dois professores da universidade de Zurique e um responsável da empresa que recrutou os candidatos.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Fevereiro de 2015 by in Economia, Politica, Sociedade and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: