JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

BNA assume desenho de novas moedas

afddO Banco Nacional de Angola (BNA) vai assumir o desenho das moedas de 50 e 100 kwanzas alusivas aos 40 anos da independência nacional, para substituir notas de igual valor, depois de falhado o concurso público.

Em comunicado, o banco central explica que “nenhuma das propostas apreciadas reunia os requisitos adequados ao tema”, no âmbito do concurso para a conceção das duas novas moedas, que decorreu durante todo o mês de janeiro.

Por esse motivo, o BNA refere que se reserva “ao direito de desenvolver uma proposta de imagem” para uma das faces a utilizar nestas moedas.

O concurso estava aberto a todos os residentes em Angola e previa a seleção dos motivos visuais da face das duas novas moedas metálicas, sendo o mesmo conduzido pela União Nacional de Artistas Plásticos, integrando ainda elementos do Ministério da Cultura e do BNA.

Ao autor do desenho escolhido para cada um dos desenhos seria atribuído um prémio monetário de 1 milhão de kwanzas (cerca de 8.400 euros).

O banco central angolano prepara a introdução das novas moedas com o valor facial de 50 e 100 kwanzas (respetivamente 42 e 84 cêntimos de euro) até novembro deste ano, data em que se assinalam os 40 anos da independência angolana.

Já em dezembro tinha sido lançada uma nova moeda, com o valor de 20 kwanzas, emitida em homenagem à rainha Ginga (1582-1663), heroína da luta pela autodeterminação angolana, contra o colonialismo português.

Angola passará assim a contar, até ao final do ano, com sete moedas diferentes e cinco notas.

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 5 de Março de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: