JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Inaugurado Laboratório de Simulação Médica na Faculdade de Medicina

dhdhA faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto conta com um laboratório de simulação médica para facilitar a aprendizagem e o ensinamento dos estudantes deste ramo e de profissionais do sector da saúde.

O Laboratório, inaugurado pelo Ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, possui seis salas com diversos manequins e dispositivos para garantir a experimentação em diferentes procedimentos cirúrgicos e clínicos.

A criação deste laboratório visa ainda aperfeiçoar e melhorar as habilidades conceituais e técnicas dos estudantes, para diminuir o nível de imperícia médica, aumentando assim as chances de acurácia nas abordagens das diversas situações médico-cirúrgicas.

Segundo o Ministro do Ensino Superior Adão do Nascimento, o laboratório vai aproximar os estudantes da teoria ao mundo real da actividade profissional médica.

O responsável disse acreditar que se trata de um laboratório que fará a diferença com o passado, porque permitirá melhorar a actividade docente na faculdade de medicina.

“  Trata-se de  um ganho vital, pois  os estudantes terão um  espaço acessível para de maneira organizada ensaiarem os primeiros gestos e comportamentos para posteriormente estarem em condições de participarem directamente na acção em diferentes centros hospitalares do país”,  salientou.

Já para o Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, o Laboratório de Simulação Médica vai permitir aos estudantes adquirir maior habilidade e fazer os trabalhos com maior qualidade, reflectindo-se na confiança e na diminuição dos erros médicos .

Considerou ser de extrema importância a introdução deste laboratório no ensino , pois o mesmo não será só para os alunos principiantes, mas também para os de pós graduação.

Parabenizou e agradeceu o sectores petrolíferos que apoiaram o projecto Sonangol e a BP, considerando que a formação médica exige constante actualização dos conhecimentos e habilidades técnicas capazes de contribuir para o rápido restabelecimento da saúde dos doentes.

“ Nós lidamos com vida que é única, por isso, temos que reduzir a possibilidade do erro. Portanto, a simulação assumiu-se com base no que acontece noutras áreas, onde não se deve errar, principalmente na saúde”,  frisou.

Exortou os estudantes a aproveitarem ao máximo esta experiência, sem esquecerem que as gerações passadas não tiveram a mesma oportunidade.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 6 de Março de 2015 by in Educação, Politica, Sociedade and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: