JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Segundo analistas Subsídios em combustíveis beneficiam famílias mais abastadas

afafVarias vozes são unânime em afirmar que o corte de subsídios faz parte de um pacote de medidas que apenas beneficia os que já têm, em detrimento das maiorias, que continuam cada vez mais pobres.

O novo jornal conta com a contribuição do economista José Severino e consultor Galvão Branco para ajudar a compreender como fica o País com o corte de subsídios.

O Executivo Angolano desembolsa biliões de kwanzas em gastos com subsídios aos combustíveis, situação que o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugere que seja alterada já este ano.

Segundo esta instituição internacional, os subsídios permitem manter os preços artificialmente baixos e custaram 3,7 porcento do produto interno Bruto (PIB) em 2014, contudo eles beneficiam essencialmente as famílias ” mais abastadas”.

Apesar de Angola ser o segundo maior produtor de petróleo da África subsariana, a maioria dos produtos refinados é importada (82 por cento) e o restante é processado no País pela refinaria Nacional.

Grandes somas destes subsídios vão para os mais ricos e não para os empobrecidos por serem eles donos de tudo alguns membros do partido no poder defendem a redução dos demais subsídios, mas salvaguardaram que essa diminuição deve ser feita de forma gradual, ao longo de um período.

O Executivo angolano justificou a medida com a necessidade de cortar nos subsídios aos combustíveis, que se vai traduzir numa poupança dos cofres do Estado superior a 1,57 mil milhões de dólares em 2015.

Essas dificuldades, para muitos especialistas, acarretam um fardo ainda mais pesado que se será mais visível a longo prazo.

Fonte:Novo Jornal/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 6 de Março de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: