JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Visita celebra laço histórico

Miguel Bermúdez desembarcou no princípio da tarde de ontem no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, onde foi recebido pelo ministro das Relações, Georges Chikoti.

O primeiro Vice-Presidente cubano também reuniu ontem com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com quem avaliou as relações entre os dois Parlamentos. “Falámos da necessidade de melhorar cada vez mais as relações entre os Parlamentos dos dois países”, declarou Miguel Bermúdez à imprensa, no final do encontro, que também serviu para examinar as relações de amizade que unem os dois povos, desde os primórdios da luta armada de libertação nacional.

O primeiro Vice-Presidente de Cuba considerou este ano “muito significativo”, porque se assinala o 40º aniversário da Independência Nacional e o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois Estados.

Miguel Bermúdez valorizou a eleição de Angola como membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, salientando que, pelo seu prestígio político na arena internacional, vai permitir que as questões que afligem o Terceiro Mundo estejam mais presentes nos debates internacionais.  Cuba, assegurou Miguel Bermúdez, vai continuar a contribuir para o desenvolvimento de Angola, sobretudo nos sectores da Educação, Saúde, e reconstrução de infra-estruturas.

Ontem o Vice-Presidente de Cuba foi depositar uma coroa de flores no Memorial Dr. António Agostinho Neto e depois seguiu para o Ministério das Relações Exteriores onde teve um encontro com o ministro de Estado e chefe da Casa Civil Edeltrudes Costa.    Os dois países exploram desde 2009 áreas de intercâmbio mais significativas nas quais podem ser lançadas as bases para uma cooperação profícua.

Em Angola trabalham 4.196 cubanos, 1.842 no sector da saúde, 1.588 na educação e os restantes na construção, energia e águas e outros sectores de uma cooperação diversificada.
Durante a visita em Junho do Presidente José Eduardo dos Santos a Havana foi feito o balanço da cooperação bilateral e definidas as prioridades até 2017.  O  Chefe de Estado angolano reuniu na altura em privado com o homólogo Raul Castro Ruz. Ao encontro, seguiu-se a assinatura de um memorando de entendimento nas áreas de construção civil e obras públicas no período de 2013-2017.

O acordo foi assinado pelo vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, e o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.qual foi instituída a Comissão Bilateral de Cooperação Angola-Cuba.

Fonte:JA/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 18 de Março de 2015 by in Politica and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: