JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Morreu músico e nacionalista Rui Legot

wffrO músico angolano Rui Legot faleceu na madrugada de sábado, aos 74 anos, em Paris, cidade onde residia há muitas décadas, informou a embaixada de Angola em França.

Num comunicado dos serviços de imprensa, enviado à Angop, a embaixada expressa a “profunda dor e consternação” com que o corpo de diplomatas angolanos e a comunidade angolana em França tomou conhecimento da morte de Rui Legot, vítima de prolongada doença.

O comunicado da embaixada angolana em França recorda que Rui Legot, nascido a 07 de Dezembro de 1941, começou a tocar com a irmã, Conceição Legot, num concurso no Rádio Clube de Angola, em 1955, passando depois a fazer várias actuações até embarcar para Portugal com o objectivo de frequentar o ensino universitário.

Legot criou o Duo N’gola, com Henrique Rosa Lopes, que gravou, entre outros temas, o êxito “Bicho do Mato”(por vezes identificado como “Angola”) que a censura nunca deixou tocar em Portugal.

Em Portugal, refere o comunicado, Rui Legot dedicou-se ao teatro, mas para fugir à perseguição da PIDE, foi para Paris onde se instalou até à sua morte.

Profundo conhecedor dos meandros culturais da capital francesa, Rui Legot esteve sempre engajado na promoção da imagem cultural de Angola, ao lado de outros artistas como Bonga, Carlos Nascimento e António Margarido, sublinha a embaixada.

“Ele foi um exemplar activista na mobilização da comunidade angolana em França, sendo fundador da Casa de Angola em Paris, associação que se destacou depois de 1994, com a realização de colóquios e divulgação da realidade angolana”, acrescenta.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 23 de Março de 2015 by in Cultura, Sociedade and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: