JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Julgamento de novo adiado

wfwO julgamento de Rafael Marques de Morais, autor do livro “Diamantes de Sangue – Tortura e Corrupção em Angola”, previsto para 23 de Abril, foi novamente adiado, agora para o dia 14 de Maio do presente ano.

O autor do livro é acusado de denúncia caluniosa, por ter exposto supostos abusos contra os direitos humanos na região diamantífera da Lunda-Norte. O adiamento da sessão marcada para ontem foi acordado entre a equipa dos advogados de defesa composta por Luís Nascimento e David Mendes e os advogados de acusação, para uma consulta mais aprofundada dos processos.

Contactado pelo NJ depois da sessão de quinta-feira, Rafael Marques de Morais, afirmou que há possibilidade das duas partes entrarem num acordo extra-judicial. Este processo contra o jornalista e defensor dos direitos humanos em Angola arrasta-se há dois anos.

De lembrar que no relatório do Ministério Público da sessão de 24 de Março consta que, o ministro do Interior, Ângelo de Veiga Barros, e o chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança do Estado, Eduardo Filomeno Barber Leiro Octávio, reconhecem a existência de violações de direitos humanos e de danos materiais aos garimpeiros da zona diamantífera do Cuango, província da Lunda-Sul.

Esta conclusão foi apresentada no relatório final submetido ao Tribunal Provincial de Luanda, aquando do julgamento do jornalista. No referido relatório, em posse dos advogados do réu, lê-se que “as FAA e a Teleservice, nas suas acções contra os garimpeiros, causaram danos humanos e materiais”.

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 29 de Abril de 2015 by in Politica, Sociedade and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: