JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Sobe o Preço dos combustíveis em Angola

13r123rO executivo procedeu a mais um ajuste no âmbito da melhoria da qualidade da despesa pública.

Neste contexto considerando que o país importa grande parte dos seus produtos refinados derivados de petróleo a preços superiores ao praticado no mercado interno dando lugar a uma excessiva despesa de subseções o executivo procedeu a mais um ajuste aos preços dos combustíveis no âmbito da estratégia da melhoria de qualidade da despesa pública.

Deste modo a sonangol distribuidora está autorizada por decreto executivo 235/15 de 30 de Abril, do Ministro das finanças actualizar os preços dos produtos derivados do petróleo a partir das 23 horas do dia 30 de Abril.

Assim o preço do kilo de gás domestico regista um aumento de 22% passando de  45kz  para 55Kz, entretanto o estado continua a subvencionar 67,15% do preço.

O preço do litro do petróleo iluminante regista um aumento 29% passando de 35 kz para 45 kz, entretanto o estado continua a subvencionar 44,41% do preço.

O preço do litro de gasóleo regista um aumento de 25% passando de 60 kz para 75 kz e o estado vai subvencionar 21,06% do preço.

O preço do litro de gasolina regista um aumento de 12,8%  passando de 90 Kz  para 115 kz

A gasolina passa desde agora a integrar o regime de preços livres cessando o ornos do estado no costeio das subvenções cabendo a Sonangol determinar o novo preço para este derivado.

O presente ajustamento permitirá o executivo criar espaço fiscal para assegurar a sustentabilidade da politica fiscal e garantir o financiamento das acções relativas aos objectivos do plano nacional de desenvolvimento 2013/2017.

O continuo esforço para adopção de preços realistas e os reforços de cunho social permite reduzir as desigualdades social permite reduzir as desigualdades sociais na medida que a subvenção beneficia os grupos mais favorecidos e estimula a pratica do contrabando do combustível nos países vizinhos, desde Outubro de 2014 as medidas de ajustamento dos preços de combustível produziram já poupanças de 110 mil milhões de kwanzas permitindo ao executivo cobrir da melhor forma a despesa publica no ambiente adverso da baixa da receita petrolífera provocada pela oscilações dos preços no mercado internacional.

Fonte:TPA1/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 30 de Abril de 2015 by in Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: