JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Massanga Savimbi pode suceder Samakuva na liderança da UNITA

gtwgOs militantes do maior partido na oposição, abordados à margem da reunião do Comité Permanente recentemente realizado em Luanda, consideram que chegou a hora de esta formação política ser dirigida por uma figura jovem e com aceitação na base. Ainda não estão perfilados os potenciais candidatos ao XII congresso da UNITA, aprazado para finais deste ano, mas as sondagens já apontam para o filho do presidente fundador do ‘Galo Negro’, Rafael Massanga Savimbi, como sendo o candidato ideal à sucessão de Isaías Samakuva.

Diversas pessoas indagadas pelo Agora, à margem da reunião do Comité Permanente da UNITA, são de opinião que o partido seja dirigido por um militante mais jovem e com determinada aceitação no seio das massas. Descartam-se, totalmente, as candidaturas de Paulo Lucamba Gato, antigo secretáriogeral deste maior partido na oposição, assim como de Abílio Camalata Numa, um general na reserva que se tem mostrado com certo radicalismo e afronta à política levada a cabo pelo actual líder do ‘Galo Negro’. Consideram, por exemplo, que Alcides Sakala daria para suceder a Samakuva, mas afigura-se com a idade um pouco avançada e esteve, directamente, ligado à derrocada da UNITA no Leste do país, em 2002.

Em 2014, a comunicação social tinha apontado Alcides Sakala Simões, o actual secretário das relações exteriores do partido, como favorito de uma corrente ligada a Isaías Samakuva, para se fazer eleger como presidente desta formação política no próximo congresso. Outros apontavam Domingos Jardo Muekalia, antigo representante da organização em Washington, entidade em quem Isaías Samakuva se revelava inclinado para apoiar na sua sucessão. Mas, segundo ainda os fazedores de opinião nas redes sociais, a camada mais jovens do ‘Galo Negro’ ‘morre’ de simpatias por Liberty Chiyaka, para uma eventual candidatura.

Apontava-se, na altura, que Alcides Sakala deveria manter-se na presidência do partido, mas seria Isaías Henriques Samakuva a ser apresentado como cabeça de lista às eleições de 2017, para, em caso de a UNITA vencer, ser catapultado para Presidente da República. Em contrapartida, estas correntes perderam fulgor e a maioria dos militantes de base entende que a melhor figura seria Massanga Savimbi.

Fonte a que o Agora vem fazendo referência argumentou que Alcides Sakala é considerado um dos mais moderados e tolerantes quadros da história da UNITA, mas Massanga tem atrás de si o nome do seu pai, o que o torna muito querido no seio da massa militante, superando figuras como Lukamba Gato, Camalata Numa, entre outra nata de quadros de proa do partido fundado por Jonas Savimbi em Muangai (Moxico). “Todos os dirigentes que vieram do ‘maquis’ deveriam ir para o descanso e deixar a política ser seguida pelos mais novos”, disse um dos militantes da JURA (braço juvenil do partido) a este jornal, acrescentando que, “para este lugar, Rafael Savimbi é a pessoa ideal para suceder a Samakuva no próximo congresso”.

Rafael Massanga Savimbi instado se tem informação acerca da candidatura do filho de Jonas Savimbi, a fonte referiu que nada sabe, mas acredita que, se os militantes o pressionarem para se candidatar, ele assim o fará, sem o descaso para a anuência dos mais velhos desta formação. “Tem dado exemplo de ser uma pessoa que reúne à volta de si muita simpatia e é, ao mesmo tempo, um congregador de ideias”, referiu o nosso contacto, lembrando que Massanga jogou papel importante na aproximação das correntes que, antes das eleições de 2012, surgiram no seio do partido, opondo Isaías Samakuva e a sua ‘entourage’ com o actual líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Abel Chivukuvuku.

Na altura, a direcção da UNITA suspendeu figuras de proa, obrigando Abel Chivukuvuku e Paulo Lukamba Gato a abdicarem das suas candidaturas e estenderam o tapete para a manutenção de Samakuva no poder, que veio depois derrotar, de forma ‘estrondosa’, o seu opositor, Pedro Cachiungo. “Fomos ao Huambo para tentar aproximar as partes e foi ele quem, num discurso discreto, apelou para a união no seio do ‘Galo Negro’, embora o nosso ‘maninho’ Abel não o tenha acolhido”, acrescentou a nossa fonte, que pediu o anonimato pelo facto de tencionar, também, candidatar-se à presidência.

Disse, igualmente, que era necessário que o partido não perdesse o embalo que tem vindo a registar, no que concerne ao ingresso e à aceitação no seio das massas, registando que, desde 2002, é a primeira vez que a UNITA começa por recuperar a simpatia que já detinha antes do passamento físico do seu líder fundador. “A experiência do Huambo, na altura das comemorações do aniversário do partido, demonstrou que a actual direcção está a recuperar as bases antigas da UNITA, e isso é muito importante para nós”, declarou.

O Agora tentou, sem sucesso, contactar o filho de Jonas Savimbi, mas, nas suas entrevistas à comunicação social, Massanga nunca se mostrou interessado na sucessão da pasta que antes era do pai. Em contrapartida, as mesmas correntes ouvidas pelo nosso jornal indicam que, com o filho do líder fundador à frente, o partido teria o caminho aberto para conquistar as massas, dado o seu carisma.

“Os tempos mudaram e, a cada momento, a sua política. É necessário que a direcção da UNITA seja tomada por elementos não conotados com a guerra e com discursos inovadores, de modo a conquistar, sobretudo, a classe intelectual e a juventude”, sublinhou um jovem da JURA, sugerindo que, antes de se abrirem as candidaturas, o partido devia fazer uma análise prévia daquilo que serão os desafios do futuro, tendo em conta a evolução do seu maior adversário (MPLA).

Refira-se que, em 2008, a UNITA, com o actual presidente, Samakuva, perdeu cerca de 83% da sua bancada, passando de 72 para apenas 16 deputados e, em 2012, subiu a fasquia para 32 deputados, o que a torna quase sem soluções na Assembleia Nacional, sendo certo que toda a oposição junta perfaz apenas 45 deputados, impossível de travar a marcha do MPLA na ‘Casa das Leis’.

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 27 de Maio de 2015 by in Politica and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: