JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Mais de sete mil minas colocadas pela UNITA foram destruídas no primeiro trimestre em Malanje

qfrw2A Comissão Intermunicipal de Desminagem e Acção Humanitária(CNIDAH) em Malanje procedeu à recolha e demolição de 7.500 minas terrestres colocadas pela UNITA  durante o primeiro trimestre do ano, disse o oficial de ligação da sala operativa da acção contra minas Carvalho Gaspar.

No mesmo período, as operadoras de desminagem limparam cerca de dois mil quilómetros de estradas, linhas férreas e carreiros para implantação de fibra óptica para as telecomunicações.

“Foram removidas 6.895 minas antipessoal, 605 minas antitanques, 13.70 engenhos explosivos não detonados(uxus) e 67.711 munições”, confirmou Gaspar, precisando que a área livre de minas é de 5.445 metros quadrados.

Os dados foram avançados durante a primeira reunião ordinária do sector orientada pelo coordenador do CNIDAH na região, Manuel Campo.

O redrobramento das campanhas sobre prevenção contra o perigo das minas, assistência às vítimas e a operacionalização da logística para melhorar o funcionamento da sala operativa e das equipas de gestão de qualidade constam do documento final do encontro.

“Devemos nos engajar para que possamos erradicar da nossa província esta sequela triste, sequela das minas postas pela UNITA porque  é a pior recordação que temos do conflito armado”, disse o coordenador da Comissão Intermunicipal de Desminagem e Acção Humanitária nesta província, Manuel Campo.

Especialistas da sala operativa da acção contra minas do CNIDAH, membros do governo, administradores municipais e autoridades tradicionais participaram da reunião.

Fonte:Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 2 de Junho de 2015 by in Politica, UNITA and tagged , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: