JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Presidente da República já está em Luanda

ghteNo Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, José Eduardo dos Santos, depois de ouvir o Hino da República e de passar em revista as tropas em parada, recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do governador de Luanda, Graciano Domingos, membros do Executivo e do seu gabinete.

Na primeira etapa da sua deslocação, o Chefe de Estado angolano efectuou uma visita de Estado, de cinco dias, à China a convite do seu homólogo Xi Jiping e que visou o reforço dos laços de cooperação e amizade existentes entre os dois países, bem como a negociação de um novo pacote financeiro para Angola.

José Eduardo dos Santos desenvolveu uma intensa actividade naquele território asiático, que incluiu visita de cortesia ao presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (Assembleia Nacional), Yu Zhengsheng, e um encontro com Xi Jinping.

Visitou a Zona Económica Tecnológica de Tianjin, para se inteirar do grau de desenvolvimento da cidade, além de fazer a deposição de uma coroa de flores na Praça de Tiananmen e encetar contactos com grupos empresariais chineses.

Na senda da visita, delegações dos dois países mantiveram conversações oficias e assinaram acordos, com destaque para a realização do Fórum Económico China/Angola.

Nos vários pronunciamentos oficias, José Eduardo dos Santos expressou o interesse de Angola de continuar a manter uma relação privilegiada com a China, realizando acções conjuntas no domínio das infraestruturas básicas e económicas.

Posteriormente o Presidente deslocou-se aos Emirados Árabes Unidos, na sua primeira visitado de Estado a convite de Sua Alteza Sheikh Mohamed bin Zayed al Nahyan, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Em Abu Dhabi, o Presidente José Eduardo dos Santos manifestou o desejo de promover uma cooperação bilateral multiforme e mutuamente vantajosa, adiantando que Angola encara com muito interesse a possibilidade de ampliar a cooperação com os Emirados Árabes Unidos e de reforçar a complementaridade das duas economias.

Acompanharam O estadista angolano o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, dos Transportes, Augusto Tomás, do Comércio, Rosa Pacavira, e da Energia e Águas, João Baptista Borges, bem como empresários nacionais.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 15 de Junho de 2015 by in Economia, MPLA, Politica, Sociedade and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: