JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Ministro da Economia português em Luanda

efswO ministro da Economia português, António Pires de Lima, inicia uma visita de dois dias a Luanda, durante a qual vai assinar, com o Governo angolano, a criação do Observatório dos investimentos angolanos em Portugal e portugueses em Angola.

Segundo informação do ministério da Economia angolano, o observatório reunir-se-á pela primeira vez em Luanda, na terça-feira, dia da sua constituição, e terá como função principal “acompanhar os processos de análise de candidaturas de investimento, identificar obstáculos e selecionar vias ou instrumentos para ultrapassar os constrangimentos”.

A criação deste observatório insere-se no programa do primeiro Fórum Empresarial Angola-Portugal, que o Governo angolano refere ser uma iniciativa para “promover as oportunidades de negócios num e noutro país”, e apelando “ao estabelecimento e aprofundamento de parcerias entre empresas angolanas e portuguesas”.

Na terça-feira, o fórum propriamente dito vai reunir em Luanda cerca de 400 empresários dos dois países para discutir investimentos comuns em Angola e Portugal.

Mais de 9.000 empresas de Portugal exportam atualmente para Angola e cerca de 2.000, angolanas, são participadas por capital português.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano, Portugal foi destronado no primeiro trimestre deste ano da liderança dos fornecedores de Angola pela China e pela Coreia do Sul.

Após vários anos a liderar, Portugal figurou entre janeiro e março no terceiro lugar das origens das importações por Angola, com uma quota de 10,9% e 70.033 milhões de kwanzas (526,6 milhões de euros) de produtos vendidos, traduzindo-se numa quebra homóloga de 2,1%.

A visita de Pires de Lima a Luanda arranca hoje, pelas 12:30 (mesma hora em Lisboa), com uma reunião com o ministro da Economia de Angola, Abraão Gourgel, seguindo-se uma passagem por empresas com investimentos portugueses com actividade na capital angolana, casos da Angonabeiro, Martifer, Valinho e Pneuang.

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 22 de Junho de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: