JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Vice-presidente de Angola chega a Maputo para os 40 anos de independência

w4twO Vice-presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, chegou, ao início da tarde desta quarta-feira, a Maputo (Moçambique) para participar nos festejos dos 40 anos da independência deste país, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos.

No aeroporto da capital moçambicana, Manuel Domingos Vicente foi recebido pelo secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Filipe Estume.

Estiveram igualmente no aeroporto internacional de Maputo a secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, o embaixador angolano acreditado neste país, Brito Sozinho, assim como altos funcionários do Estado angolano.

Por todo o país, os moçambicanos assinalam a passagem desta efeméride cujo ponto alto terá lugar quinta-feira (25), no mítico estádio da Machava, na presença de distintas figuras do continente e mundiais.

Sob o signo da união, do Rivumo a Maputo, milhões de cidadãos deste país de língua oficial portuguesa participam efusivamente das actividades políticas, desportivas e culturais, que decorrem nos mais distintos pontos e sob as mais distintas formas.

Após um longo período de guerra, a 25 de Junho de 1975, os moçambicanos proclamavam a independência do país da então colónia portuguesa cheios de sonhos por um futuro melhor.

Porém, pouco tempo depois o país mergulhou numa guerra interna cujas consequências ainda hoje são visíveis, mas cientes dos desafios futuros os cerca de 24 milhões de moçambicanos fazem agora o balanço e projectam os desafios para os próximos anos, tendo em vista a visão dos heróis desta nobre nação como Eduardo Mondlane e Samora Machel.

No quadro das celebrações , de acordo com o programa oficial, entre as actividades de destaque tem lugar hoje, no centro cultural da Universidade Eduardo Mondlane, uma gala com exibição de distintos artistas locais.

Já na quinta-feira, o dia inicia com uma homenagem aos heróis moçambicanos, com a deposição de uma coroa de flores, a que se seguirá uma cerimónia sobre a Chama da Unidade, que desde a passada semana tem percorrido distintas regiões do país.

No final do dia, está igualmente prevista uma recepção, no Palácio da Ponta Vermelha, a ser oferecida pelo estadista moçambicano às delegações visitantes e outros convidados.

A República de Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte, Malawi e Zâmbia a noroeste. Tal como Angola é membro da SADC, CPLP e PALOP.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 24 de Junho de 2015 by in Politica and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: