JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Memorando sobre consultas bilaterais facilita cooperação – Georges Chikoti

dwgsO instrumento jurídico rubricado entre Angola e Itália vai facilitar a cooperação entre os quadros dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, sobre consultas em temas de interesse a nível da comunidade internacional, de modo geral, considerou hoje, segunda-feira, o ministro Georges Chikoti.

O acordo foi rubricado pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e pelo seu homólogo italiano, Paolo Gentiloni, em Roma, no quadro da visita que o Chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, efectua a este país.

“Hoje, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação Internacional da Itália, os dois ministros rubricaram o Memorando de Entendimento para o estabelecimento de consultas bilaterais entre as duas instituições governamentais, no âmbito da visita que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos efectua a este país da Europa Ocidental”.

“A Itália e Angola são países que têm boas relações e ao nível de consultas bilaterais temos feito, particularmente no que tem a ver com o Conselho de Defesa e Segurança das Nações Unidas”, destacou o titular da pasta Georges Chikoti.

Disse que estas mesmas consultas terão maior interesse pelo facto de Angola começar apoiar a Itália, que vai entrar no próximo mandato do Conselho de Segurança da ONU, depois de 2016.

Por outro lado, o governante angolano falou dos encontros do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com o Presidente da Itália, Sérgio Mattarela, e com o Primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, tendo considerado de positivos, pela abordagem de questões de carácter bilateral e multilateral.

Durante os encontros, em separado, foi recomendado o impulsionamento das relações bilaterais e abordadas questões ligadas a política internacional.

Georges Chikoti  e outros membros do Executivo integram a delegação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que desde domingo último visita a Itália, no quadro do reforço das relações de cooperação.

Angola e Itália têm relações de cooperação desde 1977, altura em que se assinou o memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, seguido da subscrição de outros instrumentos jurídicos.

Angola é hoje o terceiro parceiro comercial sub-sahariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabeleceram-se as relações diplomáticas entre os dois Estados.

Fonte:Angop/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 6 de Julho de 2015 by in Politica and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: