JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Angola prepara produção de ouro em grande escala

efwfO Plano Nacional de Geologia (Planageo) em curso no país vai permitir o aumento de exploração de ouro em grandes quantidades.

Ao discursar ao longo da abertura do Primeiro Encontro Nacional de Quadros de Geo-ciências, Geo-Engenharias e Ciência afins, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil referiu que o Plano Nacional de Geologia (Planageo) se apresenta como um projecto estruturante, constituindo- se num valioso instrumento do Executivo, para assegurar uma gestão harmoniosa dos recursos naturais do país.

Por esta razão, revelou estar em curso uma acção sem precedentes que consiste no levantamento aéreo- -geofísico, geo-químico e hidrológico do território nacional, com vista a obter informação de qualidade e credível, necessária para o conhecimento e a avaliação real do potencial mineiro nacional. De acordo com o governante, deste modo, estará em condições de relançar e de dinamizar o sector mineiro, bem como assegurar o desenvolvimento sustentável do território, através do aumento da contribuição deste sector em conformidade com as orientações do Titular do Poder Executivo.

Salientou que a implementação da política mineira, pelo Ministério da Geologia e Minas, tem por base o reconhecimento, a prospecção, a pesquisa e avaliação, a captação de investimentos privados, a exploração racional de recursos naturais, o tratamento e a recuperação ambiental. Frisou que, com a provação do código mineiro e do Plano Nacional de Geologia, o Ministério da Geologia e Minas fica dotado dos instrumentos necessários para impulsionar a diversificação da estrutura económica nacional, criando condições para que esta área possa desempenhar papel relevante no processo de desenvolvimento de Angola.

Garantiu que o pelouro pode contribuir para o aumento das receitas fiscais e patrimoniais do Estado, para a geração de empregos e para a melhoria das condições sociais das populações. Realçou, ao mesmo tempo, que só será possível alcançar os objectivos preconizados no Planageo, se houver recursos humanos capazes de os implementar; por isso, o Executivo tem vindo a concretizar o Plano Nacional de Formação de Quadros, a fim de assegurar a formação de recursos humanos altamente qualificados, para corresponder às necessidades do desenvolvimento do país.

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 13 de Julho de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: