JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Influente general assassinado no Burundi

rgerghAntigo chefe do estado-maior da ex-rebelião CNDD-FDD e um dos homens fortes do regime e braço direito do Presidente,Pierre Nkurunziza, o general Adolphe Nshimirimana, assassinado com lança-granadas quando se encontrava na sua viatura em Bujumbura, era o mais fiel dos aliados do chefe de Estado e de facto o patrão dos serviços de segurança internos do Burundi.

Encarregado de missão junto da presidência, o general Nshimirimana fazia parte de um grupo de generais provenientes da antiga rebelião de tendência hutu, o CNDD-FDD, actualmente partido maioritário no poder, nos quais o Presidente Nkurunziza confiava.

O general assassinado tinha sido afastado das altas esferas do poder, devido à um conflito no seio da hierarquia militar, mas permaneceu um figura influente do regime, até a sua morte neste domingo. Ele chefiara a Documentação Nacional ( serviços secretos) e era o ex-chefe do estado-maior das Forças para a Defesa da Democracia(FDD),uma das componentes da antiga rebelião.

O assassinato de Adolphe Nshimirimana ocorre uma semana depois da vitória na eleição presidencial de Pierre Nkurunziza, para um terceiro mandato, denunciada pela oposição, a sociedade civil e vários países ocidentais.

As forças de segurança burundesas, afirmam que sete pessoas foram detidas em Bujumbura, sem ter dado mais pormenores.

O general Nshimirimana desempenhou um papel fundamental no seio das forças armadas, para impedir a recente tentativa de golpe de Estado no Burundi e pôr um termo a vaga de manifestações contra uma terceira candidatura de Pierre Nkurunziza.

A oposição burundesa e a sociedade civil anunciaram também neste domingo a criação de um Conselho Nacional para o respeito dos acordos de Arusha e a restauração do estado de direito no Burundi(Cnarec).

Fonte:Angonotícias/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 3 de Agosto de 2015 by in Politica, Sociedade and tagged , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: