JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Vice-presidente da República já no Botswana para Cimeira da SADC

gvwegO Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, chegou domingo, à Gaberone, capital do Botswana, onde vai participar na 35ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Manuel Vicente representa o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no conclave a realizar-se na segunda e terça-feira, sob o lema “Acelerar a industrialização das economias da SADC através da transformação das riquezas naturais e valorização do capital humano”.

A Cimeira vai debater questões ligadas à situação financeira da organização e o plano estratégico indicativo de desenvolvimento revisto.

A operacionalização de fundo de desenvolvimento para apoio à integração regional e o programa de industrialização devem ser temas da agenda da reunião.

Na reunião de ministros, preparatória da 35ª Cimeira, foi vista também a possibilidade de os Estados membros aumentarem as suas contribuições, tendo em conta as necessidades de investimentos, ao invés de se destinarem apenas à cobertura dos salários do pessoal do secretariado.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, adiantou que a estratégia para redução da dependência de parceiros internacionais continua a constituir também um dos grandes desafios da organização.

O objectivo, salientou, é que a SADC funcione essencialmente com o orçamento dos Estados membros.

Referiu que a organização continua a prestar atenção às questões de paz e segurança na região, com destaque para a situação no Lesotho.

Vários Chefes de Estado e de Governo devem chegar ainda neste domingo, à Gaberone.

Outros estadistas poderão aterrar mesmo na segunda-feira dado que Gaberone fica a menos de uma hora de capitais como Joanesburgo (África do Sul), Lusaka (Zâmbia), Maseru (Lesotho) São membros da SADC, fundada em 1992,  Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho , Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia , Zâmbia e Zimbabwe .

Fonte.Angop/Jambakiaxi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 17 de Agosto de 2015 by in Politica and tagged , , , .

Navegação

%d bloggers like this: