JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Economia do País em análise

dvsvsAs Comissões Económica e para a Economia Real do Conselho de Ministros reúnem-se hoje, na sua 2ª sessão extraordinária conjunta, para analisar vários aspectos relacionados com a vida económica e social do país.

A reunião, que decorre no Palácio Presidencial, é orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Esta é a segunda vez que as duas comissões reúnem num espaço de seis dias, depois de a 4 de Setembro ter sido realizada uma sessão conjunta, também no Palácio da Cidade Alta.

Na referida sessão, o Executivo aprovou a proposta de fusão entre a Zona Económica Especial Luanda-Bengo e o Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana. A medida, segundo a ministra da Indústria, Bernarda Martins, permite maior disponibilidade em termos de espaços para acomodação de novos projectos industriais, dada a quantidade de solicitações que o Pólo Industrial de Viana (PIV) se viu obrigado a rejeitar, por falta de terrenos.

Em declarações à imprensa, Bernarda Martins aproveitou para reafirmar a abertura do seu pelouro para dar solução aos casos de espaços atribuídos para desenvolver projectos e que passados anos não foram utilizados. “Hoje só atribuímos espaços mediante a apresentação de projecto e com um tempo razoável para a implementação do mesmo, no fim do qual passa para quem tem condições para o fazer”, avisou a ministra Bernarda Martins. Com a fusão, disse a ministra da Indústria, passa a haver mais espaços infra-estruturados e disponíveis para acolher novos projectos industriais. Mas, alertou, a atribuição dos mesmos é feita apenas mediante observação de um conjunto de requisitos, um dos quais é precisamente a apresentação do projecto.

Além da proposta de fusão entre a Zona Económica Especial Luanda-Bengo ZEE e o Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana (PIV), a reunião conjunta debruçou-se sobre um conjunto de diplomas que concorrem para simplificação do licenciamento industrial pelo Estado, tendo em conta a melhoria da competitividade das empresas do sector.

Ainda do sector industrial, a reunião apreciou um memorando de apoio ao desenvolvimento dos perímetros de eucaliptos localizados em Benguela, Huambo e Huíla, sob a responsabilidade dos sectores da Agricultura, da Indústria e dos Transportes.

A sessão foi dominada ainda por discussões à volta do Plano Estratégico e de Negócios da Taag, no âmbito do Contrato de Gestão celebrado com a Emirates Airlines para o período de 2015-2019 e o Projecto de Decreto Presidencial que nomeia o Conselho de Administração da companhia angolana de bandeira. O plano prevê o reforço da frota da Taag, que até 2019 deve passar para 21 aeronaves de grande porte (Boeing 777-300, 787 e 737-700), o aumento dos destinos dos voos da Taag, quer em África quer a nível intercontinental, e ainda a melhoria dos serviços a prestar aos passageiros.

As comissões Económica e para Economia Real foram informadas sobre a realização nos próximos dias 22 e 24 do corrente, do 2º Exame da Política Comercial de Angola, pela Organização Mundial do Comércio. Um exercício que consiste na análise das medidas e práticas comerciais adoptadas pelo país, enquanto parte integrante da Organização Mundial do Comércio, que submete à avaliação periódica todos os seus membros, a fim de cumprirem melhor e de forma transparente as regras e disciplinas do Sistema Comercial multilateral.

A reunião conjunta procedeu igualmente à análise do Relatório de Balanço de Actividades do Governo referente ao I trimestre de 2015, documento que condensa as acções executadas pelos diversos departamentos ministeriais, governos provinciais e outras entidades oficiais, no âmbito da implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017. O Gabinete Central do Censo submeteu à apreciação da reunião conjunta um relatório de balanço das actividades desenvolvidas nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho de 2015 e estão inscritas no Programa Global de Recenseamento Geral da População e o Inquérito do Emprego em Angola de 2009 a 2011.

Fonte:Jornal de Angola/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 10 de Setembro de 2015 by in Economia, Politica and tagged , , , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: