JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

14 anos do 11 de Setembro: Viagem a um mundo muito diferente de 2001

dvfvsDepois do 11 de Setembro, o mundo nunca mais foi o mesmo. A História “renasceu nesse triste dia de 2001”, diz Bernardo Pires de Lima, especialista em política internacional.

Os Estados tornaram-se securitários e “os cidadãos prescindiram de parte da sua liberdade a favor do reforço da sua segurança”, defende Paulo Gorjão, director do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS).

Bernardo Pires de Lima chama-lhe “pulsão securitária no nosso dia-a-dia e tensão permanente com a salvaguarda da nossa liberdade e privacidade”, salientando a outra face da moeda: os excessos cometidos em nome da luta contra  o terrorismo, levadas a cabo por muitas agências de espionagem internacionais e que “acabaram por contribuir para clivagens políticas graves entre aliados”.

A maior ameaça mundial passou a chamar-se terrorismo. E “o desafio do ISIS [Estado Islâmico] veio para ficar”, sublinha Paulo Gorjão, comparando-o a uma “hidra de sete cabeças”. Primeiro foi a al-Qaeda e Bin Laden e agora o Estado Islâmico.

Para o director do IPRIS, o mais marcante do pós-11 de Setembro é a consciência de que “afinal o Fim da História [de Fukuyama] terá sido uma ilusão e as formas de conflitualidade violenta enquanto instrumento de resolução de conflitos continuam a ser um fenómeno do dia-a-dia com repercussões para os EUA e para a Europa”.

Fonte:Economico/Jambakiaxi

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 11 de Setembro de 2015 by in Politica, Sociedade and tagged , , , , , , , .

Navegação

%d bloggers like this: