JambaKiaxi

O mundo noticioso sem preço

Jonas Savimbi, herói ou vilão angolano

ddddJonas Savimbi morreu há doze anos. O líder fundador da UNITA é uma figura controversa. Houve paz em Angola após a sua morte. Mas há quem afirme que ela enfraqueceu a oposição do país, uma má notícia para a democracia.

Passaram doze anos desde a morte de Jonas Malheiro Savimbi. O líder fundador da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) morreu em combate nas matas do Moxico, no leste do país, a 22 de fevereiro de 2002. As forças governamentais mataram Savimbi numa operação militar denominada “Kissonda”.

A morte de Jonas Savimbi significou para Angola o fim da guerra fratricida de cerca de 30 anos, que começara em 1961 ainda durante a luta contra o colonialismo português. Trouxe também um futuro difícil e incerto para a UNITA, um movimento que já chegou a ocupar cerca de 70 por cento do território angolano.

Considerado, por alguns, como herói, para outros, Jonas Savimbi não passou de um vilão. A figura de Savimbi foi sempre controversa antes mesmo da criação do seu movimento, a UNITA, em 1966. A sua passagem pela Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), o terceiro e mais antigo movimento de libertação de Angola, e a posterior tentativa de filiar-se ao MPLA foram igualmente assombradas por desconfianças e lutas de poder.

Doze anos depois, os restos mortais de Jonas Savimbi continuam sob custódia das autoridades governamentais, apesar da propalada reconciliação nacional. Até agora, o regime do Presidente José Eduardo dos Santos não respondeu favoravelmente aos vários apelos e esforços que a família e a direção da UNITA têm feito para se realizar um funeral condigno.

Nascido em 1934, na província do Bié, Jonas Malheiro Savimbi morreu aos 68 anos. Se hoje fosse vivo, completaria 80 anos. Apesar das diversas opiniões sobre o histórico da UNITA, os analistas coincidem num ponto: Jonas Savimbi é um dos símbolos da luta de libertação nacional e será sempre uma figura histórica e incontornável no passivo de Angola.

Fonte: Jambakiaxi

Deixe um comentário

Information

This entry was posted on 30 de Outubro de 2014 by in Politica, UNITA and tagged , , , , , , , , .

Navegação